Evento em Maringá reunirá maiores lideranças do cooperativismo de crédito do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com ativos mais de R$ 731 bilhões e presentes em 3,1 mil municípios, de acordo com o Banco Central, as cooperativas de crédito têm se destacado no cenário brasileiro e incomodado os bancos tradicionais, assim como fazem em outros países.
Maringá, sendo a capital do Associativismo e tendo a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) como entidade atuante e preocupada com o cooperativismo e com a relevância do setor na região, sediará um evento para discutir cenários, desafios e oportunidades do cooperativismo de crédito. Será nesta quinta-feira (17/10) das 8 às 17h na sede da Sicredi Dexis, com organização da Acim e participação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). A data foi escolhida porque é o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito.
A expectativa é reunir 300 pessoas, entre lideranças e executivos do cooperativismo de crédito de todo o Brasil. A primeira palestra será de João Tavares, conselheiro do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que debaterá histórias de sucesso e desafios do setor.
O consultor Harold Espinola, que foi chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central do Brasil, falará sobre como transformar a gestão das cooperativas de crédito para um futuro eficiente.
No período da tarde a primeira palestra será do professor, cofundador e integrante de sete startups Edney Souza, que vai palestrar sobre como as tecnologias e a Inteligência Artificial estão transformando o mundo dos negócios. O evento será finalizado com a palestra de José Salibi, que é cofundador da HSM e discutirá “liderança disruptiva e gestão adaptativa nas cooperativas e nos negócios”.
Nos intervalos das palestras os presidentes e líderes das cooperativas integrantes do evento participarão de painéis com os palestrantes. O momento será de troca de experiências e discussões para uma construção alinhada sobre o futuro do cooperativismo de crédito.
Metade dos municípios
Segundo dados do Banco Central de agosto, as cooperativas de crédito atingem mais da metade dos municípios brasileiros e, na maioria dos casos, estão em cidades pequenas, muitas vezes desbancarizadas. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)