Estimulados pelo PAIS, colaboradores realizam ações voltadas ao Dia C
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 29 de agosto, a Cooperativa Agrária mobilizou seus colaboradores para realização de atividades sociais nas quatro instituições assistidas pelo PAIS (Programa Agrária de Integração Solidária) em 2025: CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Alegria do Saber, no distrito de Entre Rios; Fundação Proteger, em Guarapuava; Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Pequeno Príncipe, em Pinhão; e Escolar, em Carambeí. A ação, alusiva ao Dia C, data em que cooperativas do todo Brasil celebram o voluntariado, envolveu mais de 100 pessoas.
A Agrária seleciona anualmente entidades que prestam algum tipo de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social para serem apadrinhadas pelo PAIS. As instituições, obrigatoriamente, precisam atuar nas comunidades onde a cooperativa está inserida.
Após essa escolha, os setores da Agrária e suas entidades mantidas são divididos em quatro equipes, que no decorrer do ano participam das campanhas de arrecadação, cujas doações são revertidas para as instituições apoiadas pelo Programa. Além disso, a cooperativa subsidia a execução de reformas na estrutura ou compra de equipamentos que melhorem os serviços que essas organizações prestam à população. “Os líderes das equipes do PAIS levantaram as demandas e nós oferecemos aos nossos colaboradores a oportunidade de trabalharem como voluntários. Eles se inscreveram de livre e espontânea vontade para doarem seu tempo”, declarou a coordenadora do departamento de Gente, Adeline Milla, sobre as atividades do Dia C.
No CMEI Alegria do Saber, o grupo de colaboradores construiu a cerca para fechar o espaço da unidade escolar, reformou o parquinho, plantou árvores frutíferas ao lado dos alunos do curso técnico em Agropecuária do Colégio Imperatriz e ofereceu um lanche especial às crianças. Já na APAE Pequeno Principe, a equipe participou do Dia da Família, auxiliando nas atrações do evento e na cozinha.
Os colaboradores que estiveram na Fundação Proteger realizaram uma tarde recreativa para as crianças acolhidas pela instituição. Eles também fizeram a pintura de uma das casas de acolhimento da Fundação. O time da Maltaria Campos Gerais esteve na Escolar, realizando a pintura de uma sala. “A Escolar acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social. Fizemos a pintura de uma sala destinada às aulas de artes marciais e ballet, para trazer mais conforto aos atendidos”, comentou Guilherme Soares, líder da equipe que apadrinha a entidade.
Hoje, o PAIS concentra as principais ações sociais desenvolvidas pela Agrária. De acordo com Walter Galvan, gerente de Suporte e responsável pela diretriz voltada à comunidade dentro do planejamento estratégico Atitude 5C, o apoio a esse tipo de causa contribui para o crescimento da Cooperativa. “O sucesso da Agrária depende da participação da comunidade e de seus associados. À medida que a Agrária se mantém forte e competitiva, seus resultados retornam para a própria comunidade”, analisou.
Para conferir como foi o Dia C do PAIS, assista ao vídeo. (Assessoria de Imprensa Agrária)