ENCONTRO ESTADUAL V: Troféu Ocepar é entregue aos presidentes da Fecomércio e da Copacol

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os presidentes da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, e da Cooperativa Copacol, Valter Pitol, foram homenageados no Encontro Estadual dos Cooperativistas Paranaenses. Eles receberam o Troféu Ocepar, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao cooperativismo, entregue pelo presidente da organização, João Paulo Koslovski. O Troféu Ocepar foi criado em julho de 1977, durante solenidade em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, pelo então presidente Benjamin Hammerschmidt. Já foi entregue a outras 33 personalidades, entre ex-governadores, ex-ministros, lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo.

 

Copacol – “Esta homenagem não é somente minha. É da Copacol, de seus diretores, conselheiros, associados, parceiros e também de minha esposa Rosane”, disse o presidente da Copacol, Valter Pitol, ao receber o Troféu Ocerpar 2011. Segundo ele, a premiação também é um reconhecimento à Copacol pelo que representa no cenário estadual e nacional. “Através de seu crescimento, a Copacol reforça com seus resultados, com os 4.700 associados e 6.600 colaboradores, a importância de oferecer novas oportunidades de diversificação e gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou. Ele lembrou que a cooperativa abate 330 mil frangos/dia em Cafelândia. “Estamos quebrando paradigmas, pois nos unimos com a Coagru, criando a Unitá – Cooperativa Central que deve abater 320 mil frangos/dia. Além disso, para agregar maior valor a produção do associado, vamos inaugurar em janeiro de 2012 um dos principais investimentos na área de grãos: a unidade esmagadora de soja, com investimentos de 80 milhões de reais”, disse.

 

Diversificação - De acordo com ele, esse investimento possibilitará a valorização da produção do cooperado diante de melhores condições de comercialização. “O grande desafio da Copacol é assegurar a diversificação ao seu associado para que tenha uma vida digna no campo. O sucesso da cooperativa vem do seu profissionalismo e do seu trabalho em equipe. Construímos riquezas para o Paraná e esse é o nosso maior orgulho”, afirmou.

 

Trajetória - Nascido em Cotiporã (RS), Pitol é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo/RS. Foi extensionista da Emater/PR de 1973 a 1975 e, em seguida estruturou a divisão de assistência técnica da Copacol, da qual foi vice-presidente de 1980 a 1997. Está na presidência da cooperativa desde 1998. Também é presidente da Cooperativa Central Unitá. Sua vida profissional sempre esteve ligada ao cooperativismo paranaense, que o elegeu presidente da Central Cotriguaçu e diretor da Central Frimesa. Foi diretor da Ocepar no período de 2003 a 2011 e conselheiro administrativo do Sescoop/PR na gestão 2007/2011. Recebeu diversas honrarias e homenagens, entre as quais, o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, em 2009.

 

Parceria –“Me sinto orgulhoso em receber essa homenagem. Eu já recebi várias ao longo de minha vida mas esta me toca o coração porque vem de pessoas que trabalham com grande seriedade. Me orgulho de ser parceiro desse sistema. Eu defendo o cooperativismo em todos os níveis porque acredito na força do setor”, disse o presidente da Fecomércio, Darci Piana. De acordo com ele, o comércio e a agricultura são dois setores que se complementam. “Eu sempre digo que, quando a agricultura vai bem, o comércio vai bem. Somos 1,8 milhão de pessoas e integramos 440 mil empresas do comércio, serviço e turismo. É um grande contingente que também depende dos resultados obtidos pela agricultura por isso, institucionalmente mantemos um grande trabalho em conjunto e não poderia ser diferente”, frisou Piana.

 

Carreira - Natural de Carazinho (RS), Piana é paranaense de coração, pois foi no Paraná que fincou raízes, estudando, trabalhando e contituindo sua família. Formou-se em Economia, pela Universidade Católica do Paraná, e em Contabilidade, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi superintendente regional da CFP - Comissão de Financiamento à Produção no Paraná, presidente do Sincopeças, fundador e primeiro presidente da Sincocred – Cooperativa de Crédito do Sincopeças/PR, presidente do Conselho do Paranacidade e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Atualmente, além de presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Atua como coordenador do G8, que é constituído pelas entidades de representação que atuam no Paraná. Recebeu mais de 30 homenagens e títulos, entre eles, Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná; Cidadão Honorário de Curitiba e mais onze outras cidades paranaenses e a Medalha Pacificador da ONU.

{gallery}noticias/2011/Dezembro/2/2011122171951/{/gallery}

Conteúdos Relacionados