Em Curitiba, Fórum de Facilities e Gestão de Terceiros destaca papel da liderança
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
Curitiba A importância da gestão e da colaboração no crescimento dos negócios foi o assunto debatido na abertura do I Fórum de Facilities e Gestão de Terceiros das Cooperativas do Paraná, na sexta-feira (16/05). Organizado pelo Sistema Ocepar por meio do Sescoop/PR, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o evento aconteceu no Centro de Eventos Universe Life Square, em Curitiba.
O objetivo foi reunir os profissionais que atuam na área de Facilities das cooperativas para compartilhar boas práticas, e promover aprendizados com cases de empresas. Facilities é o setor responsável por manter a infraestrutura das organizações funcionando de forma adequada e com qualidade, oferecendo as condições necessárias para que a empresa funcione e tenha todo o foco na realização da sua atividade-fim.
Na palestra de abertura, “Aumento da terceirização acende alerta para ESG entre fornecedores”, o especialista em Soluções Criativas Rico Martins falou sobre as mudanças culturais necessárias nas organizações para conquistar bons resultados. Segundo ele, o avanço na performance empresarial acontece quando se valoriza o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental. “Um caminho potente que pode transformar as organizações é a segurança. Não a segurança somente técnica, mas a segurança focada em pessoas”, explica.
Martins apresentou pesquisas que comprovam que ambientes profissionais que geram bem-estar são mais propensos à produtividade e à lucratividade. Para desenvolver essa cultura, é necessário desenvolver as capacidades dos líderes. “Líderes são aqueles capazes de desenvolver, influenciar e cuidar de outras pessoas. Se queremos impulsionar assuntos como segurança e ESG, precisamos pensar não na chefia, mas em como estamos liderando”, disse.
Na abertura, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, destacou que a entidade realiza em torno de 15 mil eventos por ano. “Nos alegra muito trazer mais um tema tão importante para as cooperativas, aproveitar para discutir, tirar as dúvidas e compartilhar boas práticas”, disse.
Pela manhã a programação contou ainda com o painel “Como está estruturada a área de facilities”, com Giulliano Sandrini, head de Facilities e Real Estate na BRF, e Oldemar Bandeira, diretor Real Estate e Facilities, Brazil e Argentina na TechnipFMC.
No período da tarde, o painel “Vigilância e Segurança Patrimonial” contou com uma participação em vídeo de Osvaldo Luiz Nogueira da Silva, head de Educação Corporativa na UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco.
Cooperativas – Para demonstrar como atuam os setores de Facilities nas Cooperativas do Paraná, o evento finalizou com a participação de Marina Stoetzer Echeverria, da Agrária, Silvane Francisca Ortiz Santos, da Castrolanda, e Maurício Bittencour, da Central Sicredi PR/SP/RJ.
A coordenadora de facilities da Castrolanda, Silvane Francisca Ortiz Santos, apresentou a experiência de implantação do setor na cooperativa e defendeu que ele ajuda a reduzir custos e aumentar o foco nos negócios. “É um setor de apoio para os negócios, para que possam manter seu foco enquanto cuidamos das atividades meio, buscando o melhor serviço, a melhor qualidade e o melhor custo-benefício”, explica. (Comunicação Sistema Ocepar)