Diretores da Coopavel recepcionam comitiva de cooperativas argentinas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Diretores da Coopavel receberam, nesta semana, representantes de quatro cooperativas agropecuárias da Argentina. O presidente Dilvo Grolli destacou o determinante papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social de suas comunidades, citando como exemplo a Coopavel, que, com seus 53 anos de história, conta com oito mil cooperados e 7,2 mil colaboradores.

“Onde há uma cooperativa em atividade, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) daquela comunidade é maior e são mais numerosas e melhores as oportunidades de emprego e renda oferecidas à população", afirmou Dilvo. O presidente falou também sobre o Show Rural Coopavel, uma vitrine de tecnologia que há 36 anos insere inovações no campo, com foco em maior produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, e da força do movimento cooperativista no Paraná e no Brasil.

Durante a visita, gerentes de áreas da Coopavel fizeram apresentações sobre diversas frentes de atuação da cooperativa. Eles compartilharam informações sobre o Show Rural Coopavel (verão e inverno), Biocoop, Coopclean, falaram das áreas de fertilizantes, sementes e serviços da Nutriagro, bem como sobre a Unicoop (Universidade Coopavel). Os integrantes da comitiva argentina tiveram ainda a chance de fazer visita técnica ao Moinho de Trigo da Coopavel. 

Quatro cooperativas

Os representantes das cooperativas do país vizinho aproveitaram para compartilhar um pouco de suas realidades. A Cotagro Sal, com sede em General Cabrera, província de Córdoba, conta com 1,3 mil associados e 27 centros distribuídos em seis regiões do Centro-Sul de Córdoba e San Luis. Com mais de 15 unidades de negócios, que vão de agricultura de precisão à produção de biocombustíveis, a Cotagro desempenha papel relevante no apoio à economia local e regional.

Outra das presentes foi a Cooperativa Agropecuária Unificada Limitada de Elortondo, localizada no Sul da província de Santa Fé, que conta com 400 sócios e 35 funcionários. Além do armazenamento de grãos e venda de insumos aos cooperados e produtores rurais da área abrangida, a cooperativa também oferece assessoria técnica e serviços sociais à sua comunidade.

A Cooperativa Agrícola Limitada La Violeta, com sede no Norte da província de Buenos Aires, município de Ramallo, destaca-se por suas seis filiais e aproximadamente 700 sócios. Focada na comercialização de grãos e venda de fertilizantes, a La Violeta tem uma presença forte no setor agrícola de sua região.

Diversificada

Por fim, a Cooperativa Agrícola e Pecuária de Monje, situada no Sul da província de Santa Fé, conta com uma estrutura diversificada, incluindo a fabricação de alimentos balanceados, a comercialização de suínos e a produção de biodiesel. Com 250 sócios e 50 funcionários, a cooperativa tem um papel vital no desenvolvimento agrícola e energético dessa região da Argentina.

A visita reforçou os laços entre a Coopavel e as cooperativas argentinas, mostrando como o modelo cooperativista pode ser uma alavanca de desenvolvimento para o agronegócio em toda a América Latina, destacou o presidente Dilvo Grolli. A recepção aconteceu no Espaço Impulso, hub de inovação para o agronegócio resultante de parceria da Coopavel com o Itaipu Parquetec. (Assessoria de Imprensa Coopavel)

Conteúdos Relacionados