NOTÍCIAS COOPERATIVISMO

Dia Internacional: Cooperativas por um mundo pacífico

 imagem coops day2

 

104º Dia Internacional das Cooperativas da ACI

32º Dia Internacional das Cooperativas da ONU

“Cooperativas por um mundo pacífico” é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de 2026, escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para marcar a data, comemorada sempre no primeiro sábado de julho, neste ano 4 de julho.

Neste momento em que o mundo enfrenta conflitos entre países, empresas, lideranças políticas e pessoas, a ACI quer resgatar as chamadas “pontes”. Isso significa resgatar as alianças, para que haja mais oportunidades que promovam o desenvolvimento das comunidades, evitando a centralização das riquezas nas mãos de poucos e, assim, todos possam ser felizes de verdade. 

Dessa forma, é muito oportuna essa mensagem da ACI pois o conceito de um mundo pacífico não se limita à ausência de conflitos e está relacionado à promoção da justiça social, inclusão econômica e fortalecimento das instituições. Nesse sentido, as cooperativas são apresentadas como construtoras de pontes, capazes de aproximar comunidades, estimular o diálogo e a participação.

É um incentivo à união. Vamos trazer para dentro do cooperativismo do Paraná as possibilidades de novas alianças e criar um ambiente propício para que possamos prosseguir evoluindo porque, em última análise, a nossa missão é gerar oportunidades para que as pessoas conquistem uma condição social e econômica melhor.

Nosso modelo de negócio é genuinamente pautado na cooperação, no bem comum, na partilha. Um sistema de produção e prestação de serviços que não visa o lucro e o benefício de um grupo de acionistas, mas vê o todo e entende que só há crescimento se todos crescem. Assim é o cooperativismo, um movimento que começou em 1844, no interior da Inglaterra, e hoje está presente em todo o mundo.

Em âmbito mundial, o número de cooperativas supera os três milhões, agregando mais de um bilhão de pessoas, de acordo com a ACI. No Brasil, são mais 4.300 cooperativas, com 25,8 milhões de cooperados e 578 mil empregos gerados, segundo o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Já o Paraná possui 255 cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar, com 4,5 milhões de cooperados, gerando 154 mil empregos diretos. Em nosso estado, as cooperativas respondem por 66% da produção de grãos e 45% da produção de carnes e lácteos.

Vamos aproveitar a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo para divulgar os impactos positivos do setor e reforçar o papel das cooperativas como promotoras de conexão social e de desenvolvimento.

Nós não iremos resolver nossos problemas fazendo guerras. Temos que construir a paz e possibilitar às pessoas que vivam bem, se entendam, se amem mais, e o mundo tenha um ambiente melhor e mais equilibrado.

José Roberto Ricken

Presidente-executivo do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.