CRÉDITO: Sisprime do Brasil destaca os princípios ESG no cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Essa sigla tem aparecido com frequência nas comunicações e vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo ao longo dos últimos anos. Mas afinal, do que se trata o ESG/ASG? O ASG, sigla em português para Ambiental, Social e Governança, uma tradução do original ESG, em inglês (Environmental, Social and Governance), foi criado pela ONU, define um conjunto de padrões e boas práticas de gestão para as organizações.
Além do resultado financeiro- O conceito põe em pauta objetivos que vão além do resultado financeiro, voltados a tornar a garantia de retornos sociais, ambientais e uma gestão transparente e íntegra partes da agenda do mercado.
Compromissos - É, portanto, uma forma definir os compromissos e responsabilidades das organizações com seus consumidores, fornecedores investidores e colaboradores. Como mostra a sigla, a agenda ESG/ASG é dividida em três pilares:
Ambiental - Trata da atuação da organização com relação ao meio ambiente e considera questões como o cuidado com os resíduos gerados, uso de energia e o respeito as regulações ambientais, assim como o posicionamento e ações sobre questões climáticas
Fiscalização - A organização possuí a responsabilidade de fiscalizar suas cadeias de suprimento e as ações de seus fornecedores que afetem o meio-ambiente, atuando de forma ativa para mitigação de seus impactos diretos e indiretos.
Social - Está ligado ao impacto humano da atuação de uma organização, avaliando as atitudes tomadas em prol do bem-estar de seus colaboradores em temas como saúde, segurança e condições adequadas de trabalho, assim como a satisfação de seus consumidores e o retorno dos resultados da organização à sociedade, tanto por sua atuação como pela realização de ações sociais.
Governança - Se refere a como a organização é administrada e gerenciada para atender aos interesses de todos que fazem parte dela, com o cumprimento do direito dos acionistas (cooperados), adequação as regras do mercado, ações para evitar e combater corrupção e suborno e uma gestão ativa de riscos, com a adoção de uma postura responsável, ética e transparente.
Origem - O cooperativismo tem em sua origem, princípios que se assemelham as pautas ESG/ASG mesmo antes do conceito ter sido criado, com princípios como a participação econômica dos membros, autonomia, incentivo a educação e investimento e o trabalho em prol dos interesses da comunidade. (Assessoria de Imprensa Sisprime do Brasil)