CRÉDITO: Cresol participa de agendas institucionais com Finep e BNDES
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na sexta-feira (27/10), dirigentes da Cresol participaram de agendas institucionais com dois de seus principais parceiros: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os encontros representam o fortalecimento do cooperativismo e de parcerias que democratizam o acesso ao crédito para diversos públicos.
Recepção - O presidente e o vice-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri e Adriano Michelon, respectivamente, foram recepcionados pelo presidente da Finep, Celso Pansera. A sinergia entre as organizações tem fomentado a inovação e disponibilizado recursos para melhorias em processos e ampliação de empresas, tendo impacto positivo tanto no ambiente do negócio quanto no desenvolvimento regional e nacional.
Credenciada - A Cresol é a única cooperativa de crédito credenciada junto à Finep e, atualmente, é o segundo maior agente repassador da Financiadora. “Hoje, nós temos uma operação com a Finep bastante importante, estruturada, e trouxemos nossas expectativas para o futuro. Destacamos ao presidente Celso Pansera o modelo do nosso negócio baseado na relação que nós temos com o cooperado e com as comunidades”, comentou Cledir Magri.
Cooperativas fortes no BNDES - No BNDES, os diretores da Cresol participaram de um encontro que elencou propostas para o fortalecimento do cooperativismo, em especial o ramo de crédito. Os sistemas OCB, Ocepar, Ailos, Sicoob e Sicredi também estiveram representados.
Dados - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, apresentou dados que mostram a relevância do cooperativismo de crédito nas operações. Resultados parciais indicam que as aprovações de financiamentos do BNDES para cooperativas atingiram R$ 17,7 bilhões em 2023, volume 45% maior que no mesmo período do ano passado (janeiro a setembro).
Principal demanda - Na reunião, a principal demanda dos sistemas cooperativistas foi sobre atualização do Programa de Capitalização para Cooperativas de Crédito (Procapcred), que visa fortalecer a estrutura patrimonial das cooperativas de crédito, com ampliação da participação de cooperados, promoção do cooperativismo como alternativa ao mercado bancário, oferta de crédito democratizada, entre outros.
Agendas estratégicas - “Estas agendas estratégicas contribuem para a efetivação da nossa missão, que é atender as demandas e necessidades dos nossos cooperados. E, além disso, nos colocam como referência para nossos parceiros em segmentos importantes, como o rural e o empresarial”, disse o vice-presidente da Cresol Confederação, Adriano Michelon.
Sobre a Cresol - Com 28 anos de história, mais de 880 mil cooperados e 820 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. (Assessoria de Imprensa Cresol)