Coopertradição participa do Cooperlíder Jovem
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 30 e 31 de julho, a capital paranaense foi palco do 32º Cooperlíder Jovem, evento promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop-PR). A edição deste ano contou com a participação de 400 jovens lideranças, de 20 cooperativas do Estado, abrangendo tanto o agronegócio quanto cooperativas de crédito. Entre os participantes, estava um grupo de 12 jovens da Coopertradição, representantes do programa Jovens Tradição.
O tema do evento foi uma proposta de reflexão para os jovens em relação ao seu legado. Por isso, duas das palestras trouxeram temáticas relacionadas, como a do professor Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, sobre “O legado jovem”, e a de Mariely Biff sobre “Sucessão e Legado”.
Valores do cooperativismo
Eliane Negri, coordenadora da OQS da Coopertradição, acompanhou os jovens na viagem. Segundo ela, o evento foi um “momento crucial para reforçar os valores do cooperativismo e a importância da sucessão familiar nas propriedades rurais. Esta foi a terceira vez que a Coopertradição levou os participantes do Programa Jovens Tradição ao Cooperlíder Jovem. “O Programa Jovens Tradição tem se dedicado a promover a educação cooperativista entre os jovens, através de palestras, visitas técnicas e participação em eventos, como o Cooperlíder Jovem”, relatou.
Bianca Pelentier Gustmann é cooperada da Coopertradição, pela unidade de Clevelândia, ela compartilhou suas impressões sobre o evento: "A participação em eventos, como o Cooperlíder Jovem, ajuda as famílias cooperadas a darem sequência ao seu trabalho. Pois, essa iniciativa mostra que a Cooperativa quer que os jovens fiquem no campo e isso faz os pais pensarem que os filhos podem continuar o legado”, destacou.
Bianca ressaltou ainda a importância de construir seu próprio legado, alinhado aos dos pais. "É claro que devemos honrar o legado de nossos pais, mas também queremos construir o nosso próprio, em conjunto com o deles".
Matheus Pedro Schwingel, cooperado de Palma Sola, também participou do evento e compartilhou sua experiência: "Para nós, jovens que seremos os sucessores, eventos como este são de grande importância. No meu caso, estou vendo quais pontos positivos e erros meu pai está fazendo, pois mais para frente serei eu a tomar essas decisões. É meu terceiro ano participando e cada vez aprendo mais", afirmou.
Matheus elogiou a iniciativa da Coopertradição em levar os jovens para eventos como o Cooperlíder Jovem: "A Coopertradição se preocupa muito com os jovens, com as mulheres, com as famílias. Isso é fundamental para o futuro da Cooperativa, do Brasil e do mundo. Vale muito investir nos jovens, e a Cooperativa tem mostrado isso, nos levando para eventos, mostrando a sua estrutura e os projetos futuros".
Programa Jovens Tradição
O Programa Jovens Tradição está de portas abertas para receber novos cooperados. Os jovens que queiram saber mais sobre o Programa, podem entrar em contato com o gerente ou consultor comercial da sua unidade ou na matriz da Coopertradição, direto com a Eliane ou o gerente de Novos Negócios e OQS, Cleucimar Pereira.
"Convidamos todos os jovens cooperados que ainda não fazem parte do Programa a se juntarem a nós. É uma oportunidade única de integração e compartilhamento de experiências", afirmou Eliane.
O Cooperlíder Jovem 2024 reafirmou a importância da sucessão familiar no cooperativismo. Ao proporcionar um espaço de troca de experiências e conhecimento, o evento contribuiu para que os jovens se sintam mais preparados para assumir os desafios da gestão das propriedades rurais e das cooperativas. A Coopertradição, ao oportunizar a participação dos jovens cooperados, através do Programa Jovens Tradição, demonstra quão comprometida está com o futuro do agronegócio, sobretudo, na formação e apoio às novas gerações de cooperados. (Comunicação Coopertradição).