COOPERMIBRA I: Funcionários são cadastrados como doadores de medula óssea

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A proporcionalidade de encontrar um doador de medula óssea sem ser no meio familiar é estimada em uma em um milhão. Essa diferença, às vezes, até pode desestimular um potencial doador. Porém, não se pode desconsiderar a possibilidade de que um doador não familiar esteja presente num grupo muito menor de pessoas. Pensando nisso, a Coopermibra - Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho, realizou uma conscientização sobre o cadastramento para doação de medula óssea.  

Efeito positivo - O trabalho dirigido a funcionários da sede da Cooperativa teve efeito positivo e muitos manifestaram o desejo de serem doadores. Por esse motivo, na tarde de ontem (25/10) uma equipe do Hemonúcleo de Campo Mourão esteve na Cooperativa para fazer o cadastramento e coletar amostras sangüíneas desses funcionários. "O cadastramento superou nossas expectativas", comentou a enfermeira Marizete Sanches. "Inicialmente pensávamos em 15 a 20 cadastros. No final somamos 30 novos doadores", informou.

O que é - A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, conhecido popularmente por 'tutano'. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas - que são responsáveis pela oxigenação, sistema de defesa e pela coagulação do sangue. Em algumas doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave e a Leucemia, essas funções ficam prejudicadas e, dependendo da gravidade, a pessoa pode morrer. A única esperança nesse caso é o recebimento de uma medula saudável que possa corrigir o problema.

Perfil dos doadores - Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, e com boa saúde pode ser um doador voluntário de Medula Óssea. No cadastramento será colhida uma pequena amostra de sangue para identificação da identidade genética. O resultado é enviado para o REDOME. A medula só será colhida, num procedimento cirúrgico simples, se for confirmada a compatibilidade com alguém que precise do transplante. Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Informações - INCA - Instituto Nacional do Câncer - www.inca.gov.br

Conteúdos Relacionados