Cooperativismo paranaense em destaque no Smart City Curitiba 2025

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma das prioridades do Sistema Ocepar, o projeto de Certificação de propriedades rurais (que integra o Plano Paraná Cooperativo PRC300) foi apresentado durante o evento Smart City Expo Curitiba 2025, ocorrido na Ligga Arena, em Curitiba. A apresentação foi realizada nessa quinta-feira (27/03), pelo analista de Desenvolvimento Técnico da área de Mercado do Sistema Ocepar, Leonardo Silvestri.

“O projeto da certificação visa trabalhar com as demandas de mercado, identificar exigências e levar desenvolvimento para produtor rural. A certificação está em desenvolvimento para valorizar a produção cooperativista”, explicou Silvestri.

Durante a palestra, o analista demonstrou o funcionamento do Sistema Ocepar, composto pela Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná), Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná) e Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Paraná). Sivestri contou que o projeto de Certificação tem desenvolvimento de 35%, com prazo de finalização para 2026. “Agora, a gente tem várias exigências de mercados internacionais. Queremos levar ao produtor que não tem acesso a essas informações a possibilidade de desenvolvimento desse trabalho”, concluiu.

Na mesma oportunidade, houve apresentação do Programa Fazenda Sustentável da Cooperativa Frísia, sediada em Carambeí, nos Campos Gerais. A palestra foi realizada pelo gerente de Sustentabilidade e Assistência Técnica Agrícola da cooperativa, Francis Dalton Gomes Bavoso.

“Nosso objetivo é atender as demandas dos nossos clientes e garantir a produção sustentável. Buscamos melhorar a gestão propriedade, mitigar riscos. Com isso, temos a oportunidade de agregar valor à produção e ter acesso a novos mercados”. Bavoso contou que o programa existe há três anos e são cinco os níveis de enquadramento dos produtores. “Queremos estimular a participação de todos, buscando melhoria contínua. Fazemos o mapeamento, treinamento, mentoria, vistoria, capacitação colaboradores”, finalizou.  

Sobre o evento

Inspirado no maior evento global, o Smart City Expo World Congress, o congresso e a feira que ocorreram na capital paranaense reuniram conhecimento, inovação e networking para impulsionar soluções urbanas mais sustentáveis, conectadas e humanas. Nesta edição, teve como tema “Transformando cidades: construindo felicidade”.

Especialistas nacionais e internacionais apresentaram cases de sucesso e as inovações que estão redefinindo sustentabilidade, resiliência urbana e bem-estar. De acordo com os organizadores, foi um espaço para refletir, trocar ideias e construir soluções para um futuro mais inteligente e humano. Mais de 20 mil participantes de mais de 45 diferentes países eram esperados no evento, iniciado na terça-feira (25/0) e encerrado nessa quinta-feira (27/03).

FOTOS: Iara Maggioni / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados