Cooperativismo brasileiro perde o líder Agamenon Leite Coutinho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

perda 21 05 2026O cooperativismo está em luto. Faleceu o líder cooperativista cearense Agamenon Leite Coutinho, ex-presidente do Sistema OCB/CE e uma das figuras mais marcantes na história do setor no Brasil. O sepultamento ocorreu na terça-feira (19/05), no Cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza (CE).

Administrador de empresas por formação, Agamenon presidiu o Sistema OCB/CE entre 1996 e 2003. Sua liderança ultrapassou as fronteiras do estado, tendo atuado expressivamente como vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e como representante da Região Nordeste no Conselho da entidade.

O presidente-executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lamentou profundamente a perda e relembrou a trajetória que compartilharam no Ministério da Agricultura, durante a gestão do ministro Roberto Rodrigues,  quando Agamenon era coordenador da gerência de apoio ao agronegócio e ao cooperativismo, do Denacoop. "Uma liderança importante que o cooperativismo perde, sempre focado no desenvolvimento do setor. Um grande amigo."

O atual presidente da OCB Ceará, Nicédio Nogueira, também prestou sua homenagem, destacando o legado inestimável do líder: "Agamenon dedicou toda a sua vida ao cooperativismo."

O Sistema Ocepar manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e aos cooperativistas cearenses neste momento de dor.

Conteúdos Relacionados