Cooperativas Mirins e Escolares em destaque na revista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O desenvolvimento e a atuação de crianças e adolescentes em Cooperativas Mirins e Escolares são tema da reportagem de capa da edição de novembro (nº 225) da revista Paraná Cooperativo. A matéria traz alguns exemplos das 60 cooperativas de estudantes que existem no Paraná. Todas contam com apoio de cooperativas formalizadas no estado, que atuam como apoiadoras e levam o nome de “cooperativas madrinhas”.
São mais de 1,2 mil crianças e adolescentes, com idade a partir de 8 anos, que participam de projetos no estado. Os estudantes formalizam a cooperativa, escolhem um projeto pedagógico para comercialização de algum produto e atuam em suas comunidades, com o objetivo de cooperar e desenvolver habilidades como responsabilidade, autonomia, liderança. O projeto tem apoio e incentivo do Serviço de Aprendizado do Cooperativismo (Sescoop/PR).
Entrevista
A presidente da Cooperduque, cooperativa mirim da Escola Municipal Duque de Caxias, do distrito de Concórdia do Oeste, em Toledo, é a entrevista da edição. Caren Cristina Angst, de 14 anos, conquistou o cargo em votação popular, após ter feito um bom trabalho no Conselho Fiscal. Na entrevista, a adolescente conta quais ensinamentos a cooperativa mirim proporcionou e explica o diferencial de um sistema cooperativista.
Sanidade Animal
A necessidade de investir e atualizar aspectos da biosseguridade na produção animal foi tema da 1ª Semana de Sanidade Animal, realizada pelo Sistema Ocepar, no mês de outubro. Foram feitos painéis específicos para cada uma das cadeias de produção: avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e piscicultura. Os destaques dos três dias de evento estão em reportagem da revista.
Publicação
Confirma a íntegra da publicação aqui