Cooperados da Integrada visitam Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta quinta-feira (14/11), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, recebeu a visita de um grupo de 80 cooperados, familiares e colaboradores da Cooperativa Integrada, sediada em Londrina. Eles participam de uma experiência de imersão organizada pela Cooptur. A comitiva é composta por moradores das cidades de Astorga, Arapongas, Apucarana, Santa Fé e Rolândia.

O superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa, apresentou o trabalho do Sistema Ocepar na defesa do cooperativismo. “Nós estamos muito atentos às questões ligadas ao setor, nas áreas política, econômica, trabalhista. O que a gente puder fazer para dar apoio, nós fazemos. É muito gratificante ver resultados do trabalho. Hoje são 227 cooperativas no Paraná. A previsão é de que elas vão dobrar de tamanho até 2030 e para isso a gente precisa de planejamento estratégico, pensando não só no hoje, mas nos próximos anos”, destacou.

Desenvolvimento do cooperativismo

A analista de Desenvolvimento Humano do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Ketlyn Zipperer Mali, reforçou a importância do cooperativismo para a economia. “Vocês sabem o impacto que as cooperativas têm em suas regiões e nas comunidades locais. Dos 399 municípios do Paraná, em mais de 100 as maiores empresas são cooperativas, que geram emprego, renda, desenvolvimento. E nós, aqui, pensamos em como desenvolver esse trabalho da melhor forma.”

A visita foi finalizada com uma apresentação da coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, sobre o programa de Educação Política. “Temos uma atuação coordenada e organizada para sensibilizar nossos representantes políticos. Se cada cooperativa agir de forma isolada, certamente o resultado não é o mesmo. Com uma abordagem estruturada e alinhada, alcançamos um avanço muito maior nessa sensibilização. É fundamental compreendermos as regras do processo e como podemos contribuir efetivamente para defesa de nossas pautas”, observou.

Turismo no litoral

Nesta sexta-feira (15/11), o grupo seguirá para Morretes, no litoral do estado, em uma viagem de trem pela Serra do Mar. No sábado, os participantes finalizam a imersão com uma navegação em Paranaguá, encerrando a experiência no porto.

Conteúdos Relacionados