Coamo e Credicoamo comemoram cooperativismo com sessão cívica e diversas ações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

5 de julho, primeiro sábado do mês, é a data que o mundo todo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Na Coamo e na Credicoamo desde segunda-feira estão sendo realizadas várias ações para celebrar a força deste movimento que reúne mais de um bilhão de pessoas em todos os continentes. O objetivo é promover o fortalecimento dos princípios e valores do cooperativismo entre funcionários, cooperados e a comunidade, por meio de ações educativas, sociais e culturais, e destacar a contribuição das cooperativas para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Nesta sexta-feira (04/07), a semana cooperativista foi marcada por uma sessão cívica com cooperados, diretores e funcionários da Administração Central da Coamo e da Credicoamo e um café da manhã em todas as unidades e agências com cooperados e funcionários e leitura da mensagem da diretoria. Na sequência houve o Encontro dos Jovens Líderes Cooperativistas, em Campo Mourão. “Foi uma semana dedicada a ações que reforçam o espírito cooperativo, unindo nossos cooperados e funcionários, e fortalecendo o compromisso com o cooperativismo que move todo o grupo Coamo", explica o assessor de Cooperativismo, José Ricardo Pedron Romani.

Quem esteve em Campo Mourão e prestigiou o evento foi o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Ele falou da transformação que o cooperativismo proporciona nas comunidades e no mundo e enalteceu o trabalho da Coamo e da união de todos. “O objetivo primordial do cooperativismo é potencializar os negócios de seus cooperados e prestar os melhores serviços. Para isso, as cooperativas atuam na difusão de tecnologia, capacitação da gestão e diversificação das atividades. As pessoas se unem em cooperativas para ganhar escala, ter acesso a novas tecnologias, capacitação, serviços e mercados, num modelo sustentável que aumenta a competitividade e as chances de crescimento. E, sem dúvidas, vemos isso acontecer na Coamo, a maior cooperativa da América Latina.”

O presidente dos Conselhos da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini relembrou a história das cooperativas e o quanto o cooperativismo impacta positivamente no mundo. “A Coamo é a maior empresa do Paraná. Nunca imaginávamos que uma cooperativa de 79 agricultores ocuparia esta posição. Queremos continuar este trabalho e sempre voltados para o quadro social e funcional. Nós podemos envelhecer, mas a Coamo não, ela sempre precisa ser nova, acompanhando a economia e as mudanças de mercado. Isso é cooperativismo, um movimento que impulsiona o desenvolvimento de todos, com seriedade e honestidade.”

Além das ações desta sexta-feira, durante toda essa semana cooperados, funcionários e a comunidade participaram da Semana do Cooperativismo por meio de diversas ações. Na terça-feira, o programa Momento Coamo veiculado no canal do YouTube da cooperativa contou a participação especial do fundador e idealizador, José Aroldo Gallassini.

Também houve ação da Coamo Kids nas escolas de toda área de ação da cooperativa e palestra sobre cooperativismo para alunos (filhos de cooperados, funcionários e escolas públicas). Cada unidade escolheu uma escola e uma turma de crianças entre 4 e 12 anos para uma palestra sobre cooperativismo, acompanhada da entrega da nova edição da Revista Coamo Kids. (Assessoria de Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados