COAGRU: A mulher cooperada frente aos negócios na cooperativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A presença da mulher na Coagru é fundamental. E, justamente por isso, o espaço delas é cada vez mais amplo em prol não apenas do desenvolvimento coletivo, mas também da equidade social. Ter mulheres como protagonistas na Coagru é a busca que marcou e vem sendo celebrado por essa administração.
Representatividade - Nesse sentido, novamente destacamos o contexto Coagru em prol da representatividade cada vez maior em relação ao universo feminino. Nosso modelo de negócio é orientado por valores e princípios que visam à construção de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, fomentando, por consequência, a participação feminina na cooperativa, que a torna maior, mais efetiva e positiva ano após ano.
Funções - Em que pese à desigualdade entre homens e mulheres ser bastante presente também no meio rural, as mulheres têm buscado ocupar outras funções, pela importância e necessidade de estarem sempre bem informadas e juntamente com o marido ou sem eles, assumirem a gestão da propriedade rural e também as decisões.
Crescimento - Prova disso é o crescimento de 29% nos últimos 3 anos no número de mulheres no quadro social da Coagru, chegando a 684 em abril de 2022, representando 25% do total de associados, além disso já conquistaram 2 vagas no Conselho de Administração e 1 no Fiscal. Esses números estão longe do ideal, mas indicam que a cooperativa está de portas abertas para todas - e a tendência é que esse número cresça ainda mais.
Aumento - Para aumentar o envolvimento e participação das mulheres, em todos os âmbitos, além de fomentar a importância do protagonismo feminino e integrá-las no cotidiano da Coagru que favorece a diversidade de negócios, graças às perspectivas inovadoras identificadas pela Cooperativa, foi criado um Programa de Fidelização da Mulher Cooperativista, que prioriza e estimula sua participação no campo e consequentemente no dia a dia da cooperativa, ou seja, serão atendidas por uma engenheira agrônoma na assistência técnica a sua propriedade, por uma médica veterinária na atividade avícola, assim como, por uma atendente mulher no departamento financeiro através do Sistema de Pronto Atendimento, dia de campo para cooperadas e voltado exclusivamente para as mulheres, acesso a cursos de formação, aperfeiçoamento e capacitação, além de programas especiais de rádio para e com Elas.
Cargos estratégicos - Segundo o diretor-presidente da Coagru, Cavalini Carvalho, as mulheres que ocupam cargos estratégicos dentro da cooperativa ou que administram suas propriedades sozinhas ou lado da família, ousaram e enfrentaram todo o contexto social que poda a mulher. Elas se autoafirmaram. “Essa força feminina, com seu dinamismo, empreendedorismo, tornaram a mulher mais evidente. Confiamos nas mulheres para tornar a Coagru ainda mais forte e exemplar. Seja como associadas, dirigentes ou colaboradoras, as mulheres têm sido cada vez mais protagonistas na Coagru, e agora terão atenção e atendimento especial através desse Programa. E desejamos que isso se reflita em toda a sociedade”, finalizou dizendo Cavalini: “Esse Programa significa um divisor de águas para um novo cenário que vem se descortinando nas expectativas das mulheres do agro e um meio de se atribuir à mulher do campo a representatividade que merecem”. (Imprensa Coagru)