Ano encerra com resultados positivos e 2025 traz boas perspectivas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Neste final de 2024 e início de 2025, quero trazer uma mensagem otimista, mesmo diante das dificuldades que se apresentam, como os desafios no crédito, a estiagem que atingiu a safra de grãos, entre outras situações complexas. Apesar disso, encerramos o ano com resultados positivos, o que reforça a importância e a força do cooperativismo.
Quando observamos o crescimento das cooperativas agropecuárias, por exemplo, na agroindústria e no mercado internacional, fica claro o impacto desse modelo. No ramo crédito, vemos avanços significativos, tanto nos pequenos municípios quanto nas grandes cidades, inclusive com o acordão publicado pelo Tribunal de Contras do Paraná (TCE-PR), que autorizou as cooperativas a operarem com as prefeituras. Já no setor de saúde, mesmo após uma pandemia recente, enfrentando grandes desafios operacionais, as cooperativas têm se reestruturado, investindo na construção de hospitais, clínicas e laboratórios, garantindo sustentabilidade para os profissionais dessa área.
As cooperativas de infraestrutura, que no passado foram fundamentais na distribuição de energia, hoje assumem um papel essencial na geração de energia. Essa transição é vital não apenas para o campo, mas para toda a sociedade. No setor de trabalho, a pandemia trouxe mudanças que destacaram a importância das cooperativas como um modelo de autonomia e solução para o mercado de trabalho. No ramo transporte, as cooperativas têm atuado em parceria com as do agro e crescido significativamente. Já as cooperativas de consumo, especialmente aqui no Paraná, têm grande potencial para crescer e ocupar um espaço ainda mais relevante.
O cooperativismo é, sem dúvida, um caminho fundamental. Estamos nos aproximando de 4 milhões de paranaenses associados às cooperativas, um marco expressivo. O investimento no parque agroindustrial é outro exemplo do impacto do cooperativismo: hoje, temos 144 agroindústrias de diferentes tamanhos apenas no Paraná, algo que, no passado, parecia inimaginável. O progresso recente de 2024 demonstra que, com cooperação e visão estratégica, podemos alcançar grandes realizações.
Olhando para o futuro, 2025 traz uma perspectiva ainda mais positiva. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando que a cooperação entre as pessoas é essencial para um mundo melhor. Esse reconhecimento nos estimula a continuar trabalhando para gerar mais renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio das cooperativas.
Vamos seguir crescendo, inovando e fazendo a diferença. O cooperativismo é uma força transformadora e continuará contribuindo para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
Que 2025 seja um ano inspirador, repleto de desenvolvimento e progresso. Que as pessoas se mobilizem com um propósito positivo, criando oportunidades e fortalecendo o cooperativismo como um instrumento essencial de desenvolvimento. O cooperativismo é uma força do bem.
José Roberto Ricken
Presidente do Sistema Ocepar
FOTO: Samuel Milléo Filho / Sistema Ocepar