Amigas do Leite, da Castrolanda, conhecem mais sobre a Coopavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coopavel recebeu na terça-feira (21/10), no Espaço Impulso, em Cascavel (PR), um grupo de 35 mulheres Amigas do Leite, cooperadas da Castrolanda, de Castro, município dos Campos Gerais. A visita integrou o Programa de Imersão em Cooperativismo, realizado pela Cooptur em parceria com o Sescoop/PR, e teve como propósito apresentar modelos de referência no setor, promover a troca de experiências e fortalecer a cultura cooperativista.
A programação, que se estendeu ao longo do dia, teve início com uma apresentação institucional conduzida pelo gerente de Recursos Humanos, Aguinel Waclawovsky, e pela coordenadora da Unicoop (Universidade Coopavel), Tábita Paraizo. Além de apresentar a trajetória da cooperativa e de suas frentes de atuação, Tábita destacou o Programa Cooperelas, criado para incentivar o protagonismo feminino no campo e nas cooperativas.
Na sequência, a gerente Adriana Cristina Gomes falou sobre a história do Show Rural Coopavel, que em fevereiro de 2026 chegará à sua 38ª edição. Ela resgatou os marcos do evento e mostrou como o Show Rural se consolidou como uma das maiores vitrines de inovação e tecnologia agropecuária do mundo. O coordenador-geral do Show Rural, Rogério Rizzardi, também deixou uma mensagem às visitantes, ressaltando o papel da mulher na sociedade e no cooperativismo. “A sensibilidade feminina é um diferencial poderoso na gestão e na sustentabilidade das propriedades rurais”.
Inovação
A manhã seguiu com a palestra do coordenador de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi, que apresentou o Espaço Impulso, ambiente dedicado a fomentar ideias e soluções inovadoras para o agronegócio. Ele compartilhou exemplos práticos das mais recentes iniciativas industriais da cooperativa, as agroindústrias Nutriagro, Coopclean e Biocoop, que reforçam o portfólio e o compromisso da cooperativa com a inovação e a diversificação.
Um dos momentos mais inspiradores foi o Painel Mulheres do campo: Lideranças que inspiram, mediado por Josiane Mangoni e com a participação das produtoras Alana Andrade, Aneli Koswoski, Simone Rigo, Kamilla Mendes e Janice Bravo. Representantes de diferentes áreas, aves, suínos, piscicultura, leite e agricultura — compartilharam suas trajetórias, desafios e conquistas, reforçando a presença e a relevância feminina em todos os segmentos do agronegócio.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, também participou da recepção e destacou a valorização à mulher, citando a importância dela na família, nas propriedades e nas organizações cooperativas. “O cooperativismo cresce quando homens e mulheres caminham lado a lado, somando forças e talentos em busca de bons resultados e prosperidade no campo”.
À tarde, o grupo seguiu para o distrito de Sede Alvorada, onde visitou a propriedade da conselheira e cooperada Márcia Arnold Daga, engenheira agrônoma e produtora rural. (Assessoria de Imprensa Coopavel)