AGRO: Dia Mundial do Frango; setor movimenta importante parcela no agronegócio, gerando renda, empregos e desenvolvimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 12 05 2023No dia 10 de maio foi comemorado o Dia Mundial do Frango. Representando uma importante opção de diversificação da renda aos cooperados da Cocari, a atuação com o Fomento Avícola colocou a cooperativa no segmento da avicultura, que movimenta uma grande parcela na economia brasileira e mundial, trazendo geração de renda e empregos aos municípios e também de desenvolvimento a todas as regiões envolvidas.

Dados - De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, foram abatidas 6,11 bilhões de cabeças de frango no Brasil, segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 1997, superado apenas pelos números alcançados em 2021. Maior exportador e segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil registrou um novo recorde nas exportações da carne de frango in natura no ano passado.

Paraná - O Paraná foi um dos estados que tiveram aumento nos abates no decorrer de 2022, com acréscimo de 41,42 milhões de cabeças e segue liderando o ranking nacional, com 33,5% de participação no país, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 13,4%, e Santa Catarina, que representa 13,1% do mercado nacional.

Integração Cocari - A atuação com a avicultura na Cocari envolve o Fomento Avícola no acompanhamento aos produtores integrados, que recebem assistência técnica de profissionais especializados da Aurora Coop. Posteriormente, a produção de aves segue para o abate e a comercialização que são feitos pela Aurora, da qual a Cocari é uma das cooperativas filiadas, somando forças em intercooperação com mais de 100 mil famílias brasileiras que trabalham na produção de alimentos de qualidade.

Resultados - O médico veterinário e supervisor de Avicultura do abatedouro da Aurora Coop de Mandaguari, Andreo Eckel, destaca os ótimos resultados que vêm sendo alcançados pelos integrados da Cocari. “Viemos em uma crescente de resultados, evoluindo de forma bastante positiva desde o ano de 2022, aprimorando ainda mais a parte de manejo, com os produtores investindo fortemente na climatização dentro dos aviários, proporcionando melhor condição às aves para buscarmos melhores resultados”, frisou.

Orientações - Ele comenta que o repasse de orientações aos avicultores é constante em busca da melhoria contínua. “Estamos no dia a dia passando orientações aos produtores e, no momento, as principais recomendações são sobre a chegada do inverno. Os avicultores precisam ficar bastante atentos à fase inicial em relação ao aquecimento, com um planejamento para ter material disponível, seja lenha, seja pallet, com alguns investindo em gás, ou seja, buscando alternativas de fontes de energia para aquecimento a fim de manter essa ambiência necessária. Além disso, ter um bom manejo de intervalo para receber o novo lote com a cama seca, facilitando o aquecimento e a renovação de ar, mantendo a ventilação ideal de acordo com a idade dos pintainhos”, afirmou Eckel. “Os produtores já estão nessa linha de trabalho, buscando maior rendimento e desempenho, e agora com foco no manejo de inverno para manter uma boa condição de aquecimento, boa vedação do aviário e fazer a ventilação necessária”, concluiu.

Fomento Avícola - Atualmente, a Cocari conta com 265 aviários, em 26 municípios do Paraná, e a cada lote, os avicultores vêm superando os Índices de Eficiência Produtiva, principal indicador utilizado para medir o desempenho zootécnico de frangos de corte.

Capacidade estática - Fernando Esteves Trentinalha, analista do Fomento Avícola na Cocari, comenta sobre a capacidade estática dos aviários e o número de abates realizados na Aurora Coop. “A capacidade varia com o tamanho do aviário, mas, atualmente, na integração, trabalhamos com o alojamento de 13 aves por metro quadrado. Grande parte dos aviários da integração possui 2.400 m² ou 3.000 m², alojando assim em torno de 31,2 mil a 39 mil aves”, disse. “Os abates são realizados seis dias por semana, de segunda a sábado, com a capacidade diária de 170 mil aves, chegando a mais de 4,2 milhões de aves abatidas por mês”, complementou. (Assessoria de Imprensa Cocari)

 

Conteúdos Relacionados