80º DIA INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estima-se que já são cerca de 800 milhões os integrantes do movimento cooperativista no mundo. Segundo o último levantamento oficial da Aliança Cooperativa Internacional, de 1998, havia 724 milhões de cooperados nos cinco continentes, como mostra a tabela abaixo. Embora se reconheça o ano de 1844, com o surgimento da Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, a data do surgimento do Cooperativismo, a cooperação é tão antiga quanto a história dos grupos organizados. A Missões Jesuítas instaladas no Brasil, Argentina e Paraguai, por exemplo, adotavam a filosofia baseada na cooperação e solidariedade nas suas comunidades. Na mesma cidade de Rochdale, em 1760 foi fundada a primeira cooperativa inglesa, por iniciativa dos estivadores de Chatham e Woolwich.

Autodeterminação - Em artigo que escreveu à imprensa em comemoração ao 80º Dia Internacional do Cooperativismo, a ser comemorado neste sábado, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski , lembra que "o Cooperativismo encontrou campo fértil para crescer num mundo em processo de industrialização que facilitava a concentração do poder econômico, enquanto a maioria não via perspectivas para aproveitar dos benefícios deste desenvolvimento. A cooperação, a solidariedade e a auto-ajuda, ideais defendidos pelo movimento cooperativista, surgia como a mais eficaz alternativa para solução dos problemas desta importante parcela da sociedade".

As razões do sucesso - Ainda segundo o presidente da Ocepar, a razão do sucesso do movimento cooperativista são os seus princípios, como "a adesão livre e voluntária, a gestão democrática pelos cooperados, a participação econômica, a autonomia, a educação, o apoio à comunidade, a formação e informação e a intercooperação. Em quais outras organizações está tão explícita a neutralidade política, religiosa, social, racial? E em qual organização cada pessoa tem direito a um único voto, independente do capital? Essas características igualitárias mostram uma das razões principais da universalização do cooperativismo que, assim, superou as barreiras dos idiomas, dos credos, dos regimes políticos e econômicos, contribuindo para reduzir a pobreza através de empreendimentos que só poderiam ser viabilizados por grupos de pessoas".

Libertação dos grupos oprimidos - O presidente da Ocepar afirma, em seu artigo, que "se compararmos a sociedade atual com de Rochdale do ano de 1844, vemos que apesar de todo o desenvolvimento tecnológico e econômico da humanidade ainda há grupos oprimidos que só sairão da pobreza - quando não da miséria - se tiverem a oportunidade de se organizarem através dos ideais do cooperativismo. Para vencer é preciso ter persistência, apesar de todos os empecilhos que surgem para aqueles que buscam a autodeterminação e o desenvolvimento".

Número de cooperativas e cooperados no mundo, em 1998.

ContinentesNúmero de paísesOrganizaçõesSociedadesMembros individuais
Américas*186143.945182.486.437
África121927.2149.561.443
Europa3588197.293118.473.862
Ásia2864480.648414.383.079
InternacionalNão aplicável4Não aplicávelNão aplicável
Total93236749,100724.904.821
(*) Brasil: 6.094 cooperativas com 4,6 milhões de integrantes.

Conteúdos Relacionados