SICOOB MERIDIONAL: Parceria com Prefeitura de Toledo é firmada para coleta de pilhas e baterias

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicoob meridional 01 07 2021Dar a destinação correta para pilhas e pequenas baterias (celular, brinquedos e demais dispositivos pequenos), esse é o intuito do Papa-pilhas. Para isso, o Sicoob Meridional firmou uma parceria com a Prefeitura de Toledo (PR). A assinatura aconteceu na sala de reuniões do gabinete do Prefeito, na terça-feira (29/06), e contou com a presença de representantes da cooperativa e da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS).

Logística reversa - A parceria tem como intuito oferecer a logística reversa destes materiais e a realização de oficinas de educação ambiental, por meio de cooperação técnica, contribuindo para a destinação ambientalmente correta desses passivos ambientais, com a diminuição da contaminação dos ecossistemas naturais e intoxicações humanas. “São materiais contaminantes e podem gerar prejuízo para a população em relação à saúde. Esse convênio é muito bom para o poder público”, comentou o secretário da SMDAS, Maicon Stuani.

Decomposição - As pilhas demoram cerca de 450 anos para se decompor, além de liberarem substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos. Os dados foram informados pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins. “Uma única pilha pode comprometer até 20 mil litros d’água e prevenir todos esses danos é um dos motivos da nossa cooperativa incentivar o descarte correto”. Solange ainda comentou que em nove anos a campanha arrecadou aproximadamente 7 toneladas de pilhas e baterias.

Destinação correta - A parceria, segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente Lílian Cardoso, vai auxiliar na destinação correta deste tipo de material inservível, inclusive o que chega à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (Coopertol). “Teremos neste espaço também a separação das pilhas, pois algumas pessoas ainda colocam junto aos materiais recicláveis e nossa central não consegue encaminhar”. A coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, Thaisa Dullius, reforçou a importância da cooperação entre a Prefeitura e o Sicoob principalmente por, além do recolhimento, prever a educação e orientação sobre o descarte correto deste tipo de material.

Cuidados - Para o especialista em Desenvolvimento Cooperativista, Airton Bagli, o Sicoob antes de empreender a campanha cercou-se de todos os cuidados. “A intenção é a sustentabilidade. Encontramos um instituto consolidado, com as certificações necessárias, a Associação Fukuoka, para realizar este trabalho. Ela garante a reciclagem deste material”. Bagli ainda falou que os pontos de recolhimento das pilhas e baterias estarão dispostos em repartições públicas, por meio de bombonas e caixas para depósito dos inservíveis.

Referência - “É por essas ações que o Sicoob se tornou uma referência em cooperativismo e desenvolvimento”, disse o prefeito Beto Lunitti. O gestor ainda destacou que a cooperativa encanta as pessoas por seu trabalho junto ao campo social. “É a economia a serviço da vida. Estamos promovendo o futuro. Esta ação pode parecer pequena, mas é gigante”.

Parceria - Presente no evento, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, completou que é preciso pensar em ações que atendam a sociedade de forma bastante abrangente. “Temos que parar de achar que é somente gerar lucros. Essas ações, entre outras, nos motiva a sermos parceiros e divulgar este trabalho”, concluiu.

Dia de Cooperar - O Sicoob também é parceiro no Dia de Cooperar. No próximo sábado (03/07), das 9h às 15h, será possível realizar a entrega de resíduos eletroeletrônicos no Supermercado Primato do Jardim Panorama, no Parque Ecológico Diva Paim Barth e na Avenida Ministro Cirne Lima, ao lado do Sicredi, no Jardim Coopagro. A ação é desenvolvida por cooperativas de Toledo. (Imprensa Sicoob Unicoob)

 

Conteúdos Relacionados