SEMANA DA ÁRVORE I:Lançamento oficial do programa no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Roberto Requião e os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida e da Agricultura e Abastecimento Orlando Pessuti lançaram nesta segunda-feira (19) a programação da Semana da Árvore com a expectativa de plantar 5 milhões de mudas para recomposição da mata ciliar até o dia 25 de setembro. A abertura oficial foi realizada no Parque das Nascentes - Barragem do Iraí, em Pinhais - quando serão plantadas duas mil mudas, com a participação de 600 voluntários. O plantio faz parte do Programa Mata Ciliar e foi realizado simultaneamente nos 399 municípios do Paraná, com a participação das cooperativas. Cada município participou do evento plantando 10 mil mudas em propriedades localizadas às margens dos rios. Cerca de 35 mil propriedades foram selecionadas pelos técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Emater de acordo com o nível de degradação.
Pessuti - De acordo com o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, o Programa Mata Ciliar está aliado a ações como o plantio direto, recolhimento de embalagens de agrotóxicos e a merenda orgânica. "Hoje, os agricultores estão participando dos seminários de manejo de solo para reativarmos a consciência de preservação dos recursos naturais", destacou Pessuti.
Cheida - O secretário Cheida anunciou ainda ações de reflorestamento de mata ciliar nas áreas de recarga do Aqüífero Guarani. "Vamos comemorar a semana da árvore trabalhando. Esta ação é um exemplo de união e trabalho descentralizado, mais do que isso, uma atitude de respeito à natureza", disse Cheida. Segundo o secretário a novidade do Programa Mata Ciliar está na adesão cada vez mais significativa dos agricultores, que antigamente viam a mata ciliar como um empecilho para o aumento na produção. "Hoje 35 mil agricultores estão nos ajudando a plantar árvores porque elas representam a perspectiva do Paraná manter-se íntegro economicamente. Sem a mata ciliar nós perdemos, entre outros benefícios, solo, água e animais que combatem pragas", informou Cheida.
Apoio - O plantio está sendo coordenado pelos escritórios regionais do IAP e Emater e também contará com o apoio de escolas públicas estaduais, APAES, Comunidades Indígenas, Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST) e Cooperativas Agrícolas como a Cocamar, Cooperativa Integrada e Cooperativa Agrária Mista Entre Rios.
Evolução - A meta do Programa Mata Ciliar é o plantio de 90 milhões de árvores às margens dos rios, mananciais de abastecimento público e reservatórios de usinas hidrelétricas. Além do reflorestamento, o Programa também financia a construção de cercas para o isolamento da área próxima as margens dos rios deixando que a vegetação se recomponha naturalmente.