RESPONSABILIDADE SOCIAL III: Desenvolver pessoas é ação fundamental
- Artigos em destaque na home: Nenhum
‘‘Nosso foco é a mudança de comportamento das pessoas. Seja cooperado, colaborador, cliente ou integrante da comunidade em que atuamos'', destaca Fabio Pozza, superintendente de desenvolvimento e mercado e coordenador da política de responsabilidade social da Unimed Londrina. Segundo ele, a maioria dos projetos nos quais a cooperativa está envolvida visa à transformação de pessoas, abrindo horizontes, dando oportunidades de aperfeiçoamento profissional e instruindo para a criação de um mundo melhor.
Sustentabilidade - ‘‘Entendemos que o mundo só vai ser melhor, se existirem pessoas melhores. Desenvolver a comunidade é uma ação fundamental para isso'', enfatiza Pozza. Neste sentido, a Unimed atua em diversas frentes e procura envolver todos os públicos da empresa. Entre algumas das ações está a oferta de cursos de capacitação, liberação de consultas médicas, integração social, educação para a saúde à comunidade mais carente, inclusão digital para cooperados. A cooperativa também desenvolve um projeto de sustentabilidade que já lhe rendeu prêmios nacionais e com o qual pretende mostrar a importância de cuidar do meio ambiente: o Bosque da Vida. A cada bebê que nasce, a Unimed planta uma árvore e oferece outra muda para os pais plantarem. A previsão é que sejam plantadas 1,2 mil árvores por ano em locais de preservação ambiental de Londrina e região.
Responsabilidade socioambiental - ‘‘Sabemos que não se pode mudar tudo. Se não podemos impedir os problemas ambientais, podemos pelo menos minimizar os danos'', acredita Pozza. Para ele, a atuação das cooperativas tem sido fundamental para a mudança e melhoria de questões sociais, ambientais e comerciais. ‘‘Atualmente, as cooperativas são grandes forças econômicas e têm ocupado um bom espaço dentro da sociedade e nos negócios. É interessante observar como as entidades têm atuado para melhorar o mundo'', comenta. Na Cooperativa Integrada, a preocupação também está voltada para o capital humano. Tanto que entre os projetos da empresa está a implantação de um programa de responsabilidade socioambiental, o qual vai gerenciar ações sociais e ambientais. Mas há 13 anos, desde que foi fundada, a cooperativa desenvolve programas que objetivam desenvolver cooperados, colaboradores e comunidade ao redor de suas unidades.
Profissionalização - ‘‘Temos uma preocupação muito grande em manter o aperfeiçoamento dos colaboradores, ampliando seus conhecimentos e técnicas'', exemplifica Ana Lúcia de Almeida, responsável pelo setor de responsabilidade socioambiental da Integrada. Entre as ações, está a oferta de cursos de especialização, financiados em parte pela cooperativa. Segundo Ana Lúcia, estar bem preparado profissionalmente é uma exigência do mercado e para qualquer empresa se manter nesse mercado é preciso ter profissionais bem capacitados, por isso a necessidade de oferecer benefícios.
Plante um Sorriso - O projeto Plante um Sorriso existe desde 2005 e atende tanto a classe de colaboradores quanto entidades e creches: doa-se uniformes, alimentos, materiais educativos e até equipamentos de parquinhos. Conforme Ana Lúcia, mais de 10 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo projeto. ‘‘Nossa visão é a de que o trabalho social possa gerar oportunidade e oferecer uma condição melhor de aprendizado aos jovens. (Folha de Londrina)