RAMO SAÚDE II: Unimed Oeste do PR ganha prêmio Casem de Gestão Sustentável
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O projeto “Viver sem Estigmas”, desenvolvido pela Unimed Oeste do PR em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira conquistou o Prêmio Casem de Gestão Sustentável, instituído pela Associação Comercial do Paraná (ACP) como forma de reconhecer e premiar as empresas que desenvolveram as melhores práticas de sustentabilidade empresarial durante o ano, nas categorias Economicamente Viável, Socialmente Justa e Ambientalmente Correta.
Hanseníase - O “Viver sem Estigmas” visa a acabar com o preconceito e orientar portadores de hanseníase e familiares sobre os cuidados com a doença. A Unimed orienta os portadores da doença por meio de práticas educativas, com palestras mensais, levando orientações em diversas áreas da saúde, como nutrição e prática de atividades de relaxamento e alongamento, visando à qualidade de vida de quem tem a doença.
Barreiras - Para o dermatologista e sanitarista da rede pública de saúde e coordenador do projeto, Lucas Davi de Souza, este é um trabalho que leva as pessoas a discutirem em casa e com os vizinhos como estão vencendo as barreiras impostas pela doença. O médico lembra que a Unimed mantém esse projeto porque entende que existe a necessidade de se quebrar a cadeia de contágio, sendo possível quando se consegue o diagnóstico e o tratamento da doença, levando qualidade de vida, informação para se ter uma vida mais saudável e, consequentemente, atuando no tratamento, que é realizado com a medicação e atendimento fornecido pela rede pública de saúde.
Conhecimento - Ciente da importância que este projeto tem para a comunidade, a Unimed busca levar informações claras e precisas sobre o assunto, gerando conhecimento aos familiares sobre a doença e humanizando o tratamento da doença aos portadores.
Futuro - A Unimed Oeste do Paraná entende que promover ações transformadoras dentro da sociedade em que atua é fundamentalmente importante para a manutenção e promoção de um futuro melhor para as próximas gerações. Os projetos sociais da cooperativa médica integram diversas áreas: meio ambiente, saúde, esporte, inclusão social, entre outros. Esse trabalho é mensurado através de avaliação constante. Resultados como promoção da qualidade de vida, inserção de jovens ao mercado de trabalho, atletas do projeto voltado à prática do atletismo conquistando medalhas em competições esportivas e, consequentemente, bolsas de estudo em universidades atingidas pelos projetos. Esse acompanhamento é feito por uma equipe que avalia cada projeto visando sempre a atingir os resultados: a transformação da realidade social dos envolvidos.
Processo - De acordo com o presidente da Unimed, Henrique Bertassoni Alves, os projetos estão sendo desenvolvidos há anos dentro da cooperativa e passaram por diversas modificações, visando sempre a atingir o objetivo proposto em cada área. “Responsabilidade Social para a Unimed não é algo recente, é um processo que vem evoluindo com o passar dos anos, com avaliações constantes nas ações desenvolvidas para medir os resultados. Podemos dizer que hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho, que para nós não significa apenas ganhar prêmios. O reconhecimento maior se dá através da mudança na vida das pessoas envolvidas nas nossas ações sociais. Ser reconhecida no Paraná como empresa Socialmente Justa é gratificante porque sabemos que estamos no caminho certo, mas também compreendemos que há muito que percorrer ainda”, ressalta Henrique. (Unimed Oeste do PR)