Presidente do Conselho de Administração da Cocamar falou na Rio+Agro 2024
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
O presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço, foi um dos palestrantes do Rio+Agro 2024 – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, na última sexta-feira, 2 de agosto, no Rio de Janeiro. Ele participou presencialmente do painel “Inovação e cooperação: o potencial das cooperativas e associações na sustentabilidade”, realizado no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca.
Lourenço discorreu no final da manhã sobre “O caso de sucesso da Cocamar”. Trata-se do programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em que a cooperativa de Maringá foi pioneira. Implantado na região noroeste do Paraná, mais especificamente em Paranavaí e municípios vizinhos, o programa viabilizou a recuperação dos solos degradados, por meio do desenvolvimento dos três sistemas produtivos (produção agrícola, criação de animais e cultivo de florestas) numa mesma área.
O convite partiu do comitê organizador do Rio+Agro 2024, assinado por Carlos Favoreto e Felippe Lopes, e do coordenador de conteúdo, José Luiz Tejon. Lourenço destacou o histórico e a trajetória de inovações da cooperativa, sendo que após sua exposição, durante o debate, o cooperativismo foi entendido como uma solução para inúmeras pequenas propriedades rurais que, isoladas, seriam inviáveis, lembrando que os assentamentos dependem de dinheiro público para se manter.
Durante 5 dias, de 29 de julho a 2 de agosto, O Rio+Agro ofereceu um evento abrangente, direcionado aos setores público, mercado privado e terceiro setor. Com representantes de mais de 50 países parceiros comerciais do agronegócio, bem como líderes mundiais na defesa do meio ambiente e dos recursos naturais não renováveis, o evento pretende ser uma referência internacional em conhecimento, inovação, negócios e políticas públicas relacionadas à sustentabilidade agroambiental. (Assessoria de imprensa Cocamar).