Presença em convenção da RTRS reforça compromisso da Agrária com sustentabilidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 17 e 18 de setembro, São Paulo foi sede da Convenção Internancional da RTRS (Round Table on Responsible Soy Association - Mesa Redonda de Soja Responsável). O evento contou com uma participação expressiva da Agrária, já que o exemplo de produção responsável de grãos dos cooperados da AgroHering foi um dos escolhidos para ser apresentado durante o encontro.
“Nos sentimos muito lisonjeados com esse convite, principalmente por poder mostrar o trabalho que desenvolvemos em prol da sustentabilidade, produzindo grãos com muito respeito ao meio ambiente”, relatou Guilherme Ducat, gerente da propriedade localizada no Pinhão. Na convenção, foram mostrados também os casos de outras duas fazendas brasileiras, situadas no Centro-Oeste e no Nordeste do país, e de propriedades argentinas.
A área da família Hering faz parte de um grupo propriedades ligadas à Agrária que são certificadas pela RTRS. A obtenção dessa chancela só foi possível porque essas áreas seguem o código de agricultura sustentável utilizado pelo PAGR – Programa Agrária de Gestão Rural, o que as tornou aptas a cumprir os requisitos da certificação.
A Convenção da RTRS 2025 reuniu agentes de toda cadeia da soja do Brasil e do exterior: produtores rurais, órgãos governamentais, exportadores e importadores, e representantes de empresas que utilizam o grão como matéria-prima para a indústria alimentícia humana e animal.
Entre os temas tratados no evento estiveram as tendências e oportunidades para a produção responsável de soja, além de práticas agrícolas que estimulam a sustentabilidade no campo. “A importância da rastreabilidade dos grãos serviu como fio condutor para discutir vários temas como a agricultura regenerativa e a agricultura de baixo carbono. Notamos que as iniciativas que estamos desenvolvendo aqui na Agrária estão alinhadas com aquilo que a RTRS coloca como prioridade para os próximos anos”, explicou Tatiane Anderle, assessora do PAGR.
Além das discussões levantadas pelas palestras, a Convenção também proporcionou momentos de trocas de experiência entre os agentes da cadeia produtiva da soja. “Pudemos perceber que os cooperados da Agrária já realizam muitas práticas que promovem a agricultura regenerativa, mas claro, a participação no evento trouxe várias ideias que podem ser aplicadas na propriedade”, finalizou Ducat.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Mesa Redonda de Soja Responsável – RTRS é uma associação internacional, sem fins lucrativos, que promove a produção e o uso responsável da soja. Para que isso aconteça, a RTRS promove a troca de informações entre todos os agentes da cadeia, para que boas práticas sejam difundidas entre organizações e produtores rurais certificados. (Assessoria de Imprensa Agrária)