Paraná troca experiências sobre o Cadastro Ambiental Rural com o estado de São Paulo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A fim de compartilhar experiências que beneficiam o agronegócio, representantes das Secretarias de Agricultura e do Abastecimento dos Estados do Paraná (Seab) e de São Paulo (SAA) se reuniram, nessa quarta-feira (13/12), na capital paulista.
Durante o encontro, o secretário Natalino Avance de Souza, conheceu o trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura de SP no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que já conta, até o momento, com mais de 80 mil validações e tem como meta chegar a 110 mil até o final de 2024. "Viemos conhecer os sistemas e estratégias utilizados para avançar. Também discutimos valores de terras o conjunto de dados que a Secretaria tem com relação ao rural paulista, como o número de propriedades, malha rodoviária, informrações estratéticas que permitem ao estado ter o controle do desenvolvimento do agro. Agora faremos uma conversa interna para ver quais rumos o Paraná vai tomar. Estamos levando boas referências".
Também representaram o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) no encontro do Diretor Geral da Seab, Benno Doetzer, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar -Emater (IDR-Parana), Richard Golba. A comitiva paranaense contou ainda com secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Luiz da Costa Souza, e com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
São Paulo lidera a agenda de conservação territorial na atividade agropecuária nacional, preservando o seu território de acordo com o Código Florestal Brasileiro. Com um CAR eficiente, SP já conta com mais de 432 mil cadastros ativos, sendo 337 mil verificados pelo produtor e mais de 80 mil validados no sistema. “Analisar todo nosso sistema foi imprescindível para alcançarmos o patamar que estamos, e ainda há muito o que fazer. Apostamos em mutirões em parceria com as Casas da Agricultura, cooperativas, entre outras ações, para avançar ainda mais nesse quesito”, afirma Luiz Gustavo Ferreira, coordenador de ação regional do CAR na Secretaria de Agricultura de SP.
Um dos objetivos do governo do Paraná é fortalecer o órgão estadual de meio ambiente, Instituto Água e Terra (IAT), e o acesso ampliado dos produtores rurais à regularização ambiental de suas propriedades. Até o momento, o Estado tem mais de 510,6 mil produtores rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que corresponde a 93% das propriedades rurais do Paraná e totalizam 19,1 milhões de hectares. Apesar da enorme adesão entre agricultores e pecuaristas, o volume de análises concluídas ainda é pequeno, com 2.090 cadastros validados (0,41%).
Na reunião, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, demonstrou forte interesse em colaborar com o Estado vizinho. “Com toda certeza, as necessidades do Paraná são as mesmas que as de São Paulo. Toda experiência que pudermos trocar para diminuir essas dificuldades e compartilhar melhores soluções para problemas, vamos fazer por aqui”, conclui. (Assessoria Seab, com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo)