Ocepar e cooperativas são premiadas com o Selo Clima Paraná; 308 organizações foram contempladas no Estado
- Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 3
A Ocepar, as cooperativas Castrolanda, Coamo, Cocamar, Agrária, Frimesa, Integrada e Cooperlog, e as Centrais Sicredi PR/SP/RJ e Cresol Baser estão entre as 308 organizações contempladas na edição deste ano do Selo Clima Paraná, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que completou dez anos em 2025. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 2 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, e contou com a presença do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.
No grupo dos condecorados estão 21 organizações públicas; 254 entidades privadas; e 33 na categoria Cidades. O incremento no número de laureados foi representativo, de 66,5% em relação a 2024, quando 185 instituições receberam o troféu ambiental. No total, mais de 7.424 ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) foram declaradas à Sedest em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A proposta, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental. “Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, disse Greca.
Como funciona
O Selo Clima Paraná é uma iniciativa que envolve empresas privadas, instituições públicas e municípios. A avaliação dos participantes é baseada nos resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.
O selo tem validade de um ano e serve como um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Para empresas e municípios, obter o selo significa reforçar sua imagem institucional e consolidar o compromisso com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e responsável.
Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 800 organizações, com mais de 300 certificações em 2025. Isso reflete o crescente engajamento de diferentes setores na busca por soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.
Confira AQUI todos os vencedores.
(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Sedest)