MEIO AMBIENTE IV: 26 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos são recolhidas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
De janeiro a novembro desse ano, foram retiradas do meio ambiente 26,2 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, de acordo com o inpEV, instituto que representa os fabricantes de agrotóxicos. Esse volume já supera as 24,4 mil toneladas retiradas durante todo o ano de 2008 e representa um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado. (janeiro a novembro).
Sistema - Segundo João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, o sistema está preparado para retirar até dezembro 28 mil toneladas de embalagens vazias da natureza, volume 15% maior do que o alcançado no ano passado. O desempenho do sistema de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas se mantém crescente em todo o país. Os maiores percentuais de crescimento no mês de novembro foram registrados nos Estados de Rondônia (75,8% - passou de 45 para 79,2 toneladas), Piauí (56,7% passando de 80,5 para 126,2 toneladas) e Maranhão (50,2%, passando de 381,2 para 572,5 toneladas).
Quantidades maiores - Os cinco Estados que mais retiraram embalagens do campo de janeiro a novembro foram Mato Grosso (com 6,1 mil toneladas), Paraná (com 4,2 mil toneladas), São Paulo (com 3,2 mil toneladas), Goiás (com 2,8 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (com mais de 2,3 mil toneladas). Esses cinco Estados representam mais de 70% do volume total destinado em todo o Brasil. (Assessoria de Imprensa)