MEIO AMBIENTE: C.Vale estimula recuperação de matas ciliares

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A C.Vale está realizando um trabalho de conscientização de produtores rurais sobre a necessidade de recuperação das matas ciliares. A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento Agronômico junto a associados da cooperativa para estimular o plantio de árvores ao redor de nascentes e cursos d'água. As mudas são fornecidas pelas prefeituras através de convênio com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Também estão envolvidos no trabalho a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Seab e Emater.

Água - O chefe do escritório de Toledo da Secretaria do Meio Ambiente, Adir Parizotto, disse que a água é um insumo fundamental para as propriedades agrícolas e que está se tornando escassa por períodos sucessivos de estiagem. "Precisamos do engajamento e da conscientização dos produtores. Ele observou que as cooperativas do Oeste do Paraná estão contribuindo bastante para a recuperação das matas ciliares. "Estamos avançando bem e trabalhando firme", assegurou, ao conceder entrevista durante encontro de formação monitores ambientais voluntários, no dia 4 de abril, no Parque Estadual São Camilo, em Palotina. O engenheiro ambiental Guilherme Daniel representou a C.Vale no evento.

Conscientização - A necessidade de proteção das minas d'água e rios também foi destacada pelo chefe regional do IAP de Toledo, José Volnei Bisognin. Ele lembrou que a C.Vale tem forte atuação junto aos produtores através das equipes de assistência agronômica e observou que esse fator pode dar grande contribuição ao programa de recuperação das matas ciliares. Bisognin considera ter havido avanços na conscientização e nas ações ambientais nos últimos anos, citando a ampliação da área verde de 5 para 8% em Palotina. (Imprensa C. Vale)

Conteúdos Relacionados