LAR: Cooperativa inaugura lojas em São Roque

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Foram inauguradas, no último dia 29 de setembro, as lojas Lar em São Roque, no município de Santa Helena, oeste do Paraná. O novo empreendimento une, em um único endereço, o supermercado e a unidade de atendimento, localizados na Rua Rui Barbosa, 556. Trata-se da 13ª loja da rede, lançada dentro de um conceito de modernidade adotado pela cooperativa Lar, e a 4ª loja que destaca a sustentabilidade, como o reuso das águas, reciclagem do lixo e conscientização dos colaboradores em ações proativas em favor do meio ambiente, a exemplo das já inauguradas em São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Céu Azul.

Diversificada - A Unidade de São Roque é a mais diversificada da área de atuação da Cooperativa Lar, com média de 2,5 atividades por propriedade, cuja área média varia de 11 a 20 hectares. Um exemplo de profissionalismo é o associado Vitor Alfonso Heck que em 22,30 hectares desenvolve sete atividades (um hectare com a residência e instalações; 13,30 hectares com pecuária de corte (área mais dobrada); 2,50 hectares com agricultura (milho para silagem ou consumo dos grãos); 2,50 hectares para pecuária leiteira; 0,32 hectares para piscicultura; um aviário de postura para 5.000 poedeiras; uma pocilga para suinocultura de corte para 500 suínos; 2,69 hectares de mata ciliar e reserva legal. Vitor e os dois filhos ainda prestam serviços para terceiros, onde são envolvidas cinco pessoas da família. O associado declara que tem uma excelente qualidade de vida e mesmo com todos esses compromissos, é coordenador do Comitê de Aves Postura e Presidente da Comunidade Católica de São Roque.

Dados - A Unidade Lar de São Roque tem 404 associados, onde 4.000 hectares são destinados à produção de grãos; 68 aviários de corte; 17 suinocultores; 8 aviários de postura; 33 produtores de mandioca (193,50 hectares); 20 produtores de vegetais e 36 produtores de leite. Além dessas atividades pela Cooperativa Lar, na comunidade há ainda 83 famílias que produzem em torno de 600.000 toneladas de fumo ao ano.

Expectativa - "Até final de 2010 prevemos um aumento significativo na suinocultura, avicultura de corte e pecuária de leite, até porque a Cooperativa está ampliando esse segmento e os associados têm aproveitado essa oportunidade. A recepção de cereais também aumentou, recebemos em 2009, 110.758 sacas de soja e 201.939 sacas de milho e o investimento foi na construção de um tombador para descarga. Com a entrega dessa nova e moderna instalação, tenho certeza da reciprocidade ainda maior de toda a comunidade", declarou o gerente da Unidade Lar em São Roque, Giácomo Ferri.

Entusiasmo - O diretor presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, mostra-se entusiasmado com a Unidade e com a Comunidade de São Roque. "Conheci essa comunidade há muitos anos, mas especialmente de 20 anos para cá, tenho notado essa mudança de perfil dos associados, das propriedades, a exemplo da Cooperativa. Deixamos de ser cerealistas para sermos uma cooperativa agroindustrial. Os associados desta unidade mostram a sua característica através da diversificação das propriedades e da agregação de valor à produção agropecuária. Estamos felizes por isso. Que essas novas instalações impulsionem cada vez mais e melhor a toda família associada", finaliza Irineo. (Imprensa Lar)

Conteúdos Relacionados