Dia de Campo de Verão aborda sustentabilidade na agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, foi realizado o Dia de Campo de Verão 2025, promovido pela Agrária e pela Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. O evento apresentou a cooperados, produtores rurais da região, estudantes e profissionais que atuam no agronegócio os resultados das pesquisas mais recentes da Fundação relacionadas aos cultivos de milho, soja, feijão e hortaliças.

A abertura do Dia de Campo de Verão contou com a presença do presidente do IDR – Instituto de Desenvolvimento do Paraná, Richard Golba, e do secretário municipal de Agricultura, Celso Fernando Doliveira.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Curador da Fapa, o cooperado Bruno Reinhofer, destacou que a atuação da Fundação está voltada ao atendimento das demandas do cooperado no campo, das indústrias da cooperativa e seus clientes. “A agricultura global está a cada mais técnica e pautada na sustentabilidade. Eventos como esse, permitem que o público tenha contato com a pesquisa aplicada à prática”, refletiu.

Já o diretor-presidente da Agrária, Adam Stemmer, destacou que os valores destinados pela cooperativa nas ações promovidas pela Fapa representam um investimento para o futuro da agricultura. “A Fapa tem um propósito que transcende a coperativa e a nossa região. Essas pesquisas têm foco na produtividade com menor custo para o produtor e na promoção da agricultura sustentável”, afirmou.

Nesta edição do Dia de Campo de Verão o público pôde acompanhar cinco palestras com pesquisadores da Fundação, abordando assuntos como: tecnologias transgênicas e manejo de soja; uso de fungicidas no manejo de doenças; impactos no manejo de soja; escolha de híbridos e manejo de pragas no milho; manejo de pragas na batata e genótipos de tomate. As apresentações, realizadas de forma simultânea, ocorreram em seis momentos, permitindo que o público pudesse acompanhar todos os temas.

Além disso, aconteceram duas palestras magnas. A primeira delas com o agrônomo e consultor Fernando Muraro, que mostrou um panorama do mercado de commodities e perspectivas para comercialização em 2025 e 2026. No segundo dia do evento, os aspectos econômicos deram espaço à abordagem técnica, com a palestra Fisiologia das plantas: afinando o metabolismo vegetal, com o professor da USP – Universidade de São Paulo, Hudson Carvalho.

O Dia de Campo de Verão 2025 teve patrocínio ouro da Adam, Basf e  Pioneer. O patrocínio prata ficou por conta do Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Faep e Sumitomo Chemical. E foram patrocinadores bronze a Cresol, CropChem, Rovensa Next e Sicredi. (Assessoria de Imprensa Agrária)   

Conteúdos Relacionados