COP27 I: Cocamar apresenta exemplos de ações sustentáveis em painel na Conferência das Nações Unidas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ações desenvolvidas pela Cocamar, sediada em Maringá, Noroeste do Paraná, foram apresentadas pelo presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, na manhã desta sexta-feira (11/11), durante o painel “A importância das cooperativas para o agro sustentável”, conduzido pelo Sistema OCB dentro da programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP27, como o evento é conhecido, está sendo realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, Sharm El-Sheik, no Egito. Lourenço discorreu sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e plantio direto, duas práticas que a Cocamar fomenta entre os seus cooperados. Clique aqui para conferir a apresentação.
Mais cooperativas - Na oportunidade, houve ainda a participação de dirigentes de mais cooperativas brasileiras: CCPR (MG), Coopercitrus (SP) e Coplana (SP). O painel fez parte do seminário “Energia, Indústria, Agro e Investimentos Verdes”, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Pavilhão Brasil. Ele ocorreu de manhã e foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube do Sistema OCB.
Convite - O convite para a participação do Sistema OCB foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em função do importante papel que as cooperativas desempenham em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. “O Brasil é uma potência capaz de transmitir tecnologias importantes e o cooperativismo é um dos protagonistas na busca de soluções coletivas e sustentáveis que fazem a diferença”.
Cooperativismo - “Faz parte da natureza do cooperativismo a busca e a implementação de soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, tanto que já somos referência mundial na produção sustentável. O agronegócio cooperativo é pautado em sustentabilidade e no desafio de alcançar uma economia neutra em carbono, com destaque para a redução das emissões de metano”, afirma o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas. (Com informações do Sistema OCB)