COP27 I: Cocamar apresenta exemplos de ações sustentáveis em painel na Conferência das Nações Unidas
Ações desenvolvidas pela Cocamar, sediada em Maringá (PR), foram apresentadas pelo presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, nesta sexta-feira (11/11), no painel “A importância das cooperativas para o agro sustentável”, conduzido pelo Sistema OCB dentro da programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27).
Ações desenvolvidas pela Cocamar, sediada em Maringá, Noroeste do Paraná, foram apresentadas pelo presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Luiz Lourenço, na manhã desta sexta-feira (11/11), durante o painel “A importância das cooperativas para o agro sustentável”, conduzido pelo Sistema OCB dentro da programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP27, como o evento é conhecido, está sendo realizada entre os dias 6 e 18 de novembro, Sharm El-Sheik, no Egito. Lourenço discorreu sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e plantio direto, duas práticas que a Cocamar fomenta entre os seus cooperados. Clique aqui para conferir a apresentação.
Mais cooperativas - Na oportunidade, houve ainda a participação de dirigentes de mais cooperativas brasileiras: CCPR (MG), Coopercitrus (SP) e Coplana (SP). O painel fez parte do seminário “Energia, Indústria, Agro e Investimentos Verdes”, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Pavilhão Brasil. Ele ocorreu de manhã e foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube do Sistema OCB.
Convite - O convite para a participação do Sistema OCB foi feito pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em função do importante papel que as cooperativas desempenham em prol da sustentabilidade e preservação ambiental. “O Brasil é uma potência capaz de transmitir tecnologias importantes e o cooperativismo é um dos protagonistas na busca de soluções coletivas e sustentáveis que fazem a diferença”.
Cooperativismo - “Faz parte da natureza do cooperativismo a busca e a implementação de soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Somos, definitivamente, parte da solução no que diz respeito às questões climáticas, tanto que já somos referência mundial na produção sustentável. O agronegócio cooperativo é pautado em sustentabilidade e no desafio de alcançar uma economia neutra em carbono, com destaque para a redução das emissões de metano”, afirma o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas. (Com informações do Sistema OCB)