COCAMAR I: Milho Bt será um dos temas do Encontro de Produtores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A palestra do pesquisador da Monsanto, Aroldo Marochi, está entre as mais esperadas pelos participantes do Encontro de Produtores de Milho promovido pela Cocamar nesta quinta-feira, a partir das 13h30, na Associação Cocamar em Maringá. Ele vai falar sobre biotecnologia, com foco no milho Bt. A aprovação do plantio desse milho no Brasil se deu em agosto de 2007 e foi ratificada no dia 12 de fevereiro deste ano. Quem já se acostumou a trabalhar com a soja RR (em que se usa glifosato para o controle de ervas daninhas) precisa entender que, no caso do milho, a tecnologia não é a mesma. Ou seja, o milho GM foi desenvolvido para apresentar resistência ao ataque de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e a broca-da-cana-de-açúcar (Diatréia saccharallis).
Vantagens - Entre as vantagens do cultivo de milho geneticamente modificado está a redução do custo de produção, com o menor uso de inseticidas, máquinas, combustível e mão-de-obra; o aumento da produtividade da lavoura ao eliminar pragas que poderiam afetar o seu potencial produtivo; o menor uso de inseticidas, o que reduz os danos causados ao meio ambiente; a melhor qualidade de vida para o produtor; e, também, melhor qualidade do produto final ao mercado consumidor.
Apoio - O Encontro de Produtores de Milho, que tem o apoio de várias empresas parceiras, espera a participação de cerca de 400 convidados, entre cooperados e técnicos. Além desta, três outras palestras estão programadas. O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Julio Salton, vai falar sobre manejo de carbono no solo e os benefícios para as culturas de grãos. O engenheiro agrônomo Francisco Grzesiuk, da empresa Vest Segura, fará uma exposição sobre o uso de equipamentos de proteção individual e o professor Césio Humberto de Brito, da Universidade Federal de Viçosa (MG), discorrerá sobre os gargalos da produtividade. (Imprensa Cocamar)