Cocamar ganha prêmio expressão de ecologia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Maringá, foi a vencedora, na categoria Marketing Ecológico, da mais importante premiação ambiental para a área empresarial do Sul do País, o Prêmio Expressão de Ecologia, promovido há 12 anos pela Revista Expressão, de Florianópolis-SC. Um júri formado por oito especialistas em meio ambiente reuniu-se por dois dias, na capital catarinense, para analisar os 95 projetos inscritos este ano. Com o trabalho dificultado pelo elevado nível verificado em todos os projetos inscritos, os jurados escolheram os 24 vencedores em 13 categorias. Em relação à edição de 2003, a premiação registrou um crescimento de 26% no número de inscrições. A entrega dos troféus aos vencedores será realizada no mês de novembro, em cerimônia na sede da empresa Vega do Sul, em São Francisco do Sul (SC).
Mais lembrada - No início deste ano, a Revista Expressão já havia divulgado uma pesquisa através da qual a Cocamar figurou como uma das três marcas mais lembradas, no Paraná, na área de gestão ambiental, ao lado de Petrobrás e Fundação O Boticário. Na oportunidade, a cooperativa recebeu o Mérito Excelência em Meio Ambiente. O programa Cocamar Ecológica consiste do recolhimento de embalagens PET e longa vida em supermercados, ruas e também de um trabalho de conscientização do público infantil em estabelecimentos de ensino da rede pública sobre lixo reciclável. Tais atividades acontecem durante o ano em várias cidades do Paraná e também do Estado de São Paulo. Em 2003, o programa, que inclui palestras e distribuição de brindes aos participantes, atingiu mais de 29 mil crianças.
Embalagens - Este ano, o número já passou de 36 mil. Por mês, são recolhidas mais de 150 mil embalagens, destinadas a cooperativas de trabalhadores de rua que atuam no processo de reciclagem em Maringá. Os próprios trabalhadores fazem o recolhimento desse material, utilizando carrinhos e prensa doados pela Cocamar, que é depois vendido para empresas transformadoras. O PET dá origem a uma série de novos produtos, como flocos destinados a revestimentos e até mesmo fibra de poliéster, usada no processo de fabricação de fios para indústrias de confecções. Com a reciclagem do material longa vida se produz vários outros itens, inclusive telhas para cobertura de residências.