COAMO: Fazendo a lição de casa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Manter o campo limpo é um benefício para o meio ambiente, para o homem do campo e para o sistema em geral. Contudo, ainda há muito o que evoluir nesse sentido. A devolução correta das embalagens vazias de agrotóxicos é um exemplo disso. É uma ação simples que garante benefícios imensuráveis para quem pratica. Para conscientizar a população da importância dessa ação, há sete anos é comemorado em todo o país, no mês de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo. O inpEV, instituto criado pela indústria fabricante de defensivos agrícolas, associações de distribuidores que gerenciam as unidades de recebimento, fabricantes e entidades do setor e diversos parceiros locais, promove ações de conscientização e engajamento da comunidade sobre a preservação do meio ambiente. O objetivo é reforçar, ano a ano, o quanto é preciso crescer para chegar o dia de um campo 100% limpo.

Destino final - O projeto visa, além do estímulo à segurança do trabalhador rural, a preocupação com o destino final das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Objetivo que o cooperado, Cláudio Furlaneto Júnior, de Araruna  (Centro-Oeste do Paraná), entendeu muito bem. Na propriedade de Furlaneto, todas as embalagens são devolvidas livre de resíduos tóxicos. “É uma preocupação que temos com a saúde do ser humano e com o meio ambiente. Um cuidado que a assistência técnica da Coamo apresentou para nós e vem incentivando por meio de treinamentos”, destaca o cooperado.

Cooperados - O gerente da Coamo em Araruna, Charles Marcelo de Azevedo, salienta que para essa ação ser efetiva todos os cooperados precisam estar integrados e realizar o processo corretamente. “Quando o produtor rural traz as embalagens para as unidades ele garante um campo livre e reduz os riscos de poluir o meio ambiente, algo que pode fazer mal para a saúde do homem”, confirma Azevedo.

Treinamento - De acordo com o engenheiro agrônomo e supervisor do departamento de Distribuição da Coamo, Fabiano Schwonka, para receber as embalagens a Coamo treina anualmente a equipe e orienta os cooperados para realizar o trabalho correto. “O produtor rural que adquire as embalagens de agrotóxicos na Coamo tem um ano para devolvê-la após efetuar a tríplice lavagem. É preciso agendar na cooperativa o recebimento que será feito por um funcionário capacitado para essa função. Após a entrega, as embalagens são classificadas e armazenadas em um depósito específico”, explica.

Alerta - O gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, alerta que apesar de o cooperado ser consciente, esse trabalho precisa ser constante. “Os cuidados com as embalagens vazias de agrotóxicos deve fazer parte da rotina diária do produtor rural. Sempre que se utiliza um defensivo agrícola, há necessidade de realizar a tríplice lavagem. Em todos os momentos o cooperado deve se preocupar com essa ação”, ressalta Sumiya.

Saiba como lavar e devolver as embalagens vazias de agrotóxicos - Por que dar um destino correto para as embalagens? O principal motivo para destinar corretamente as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco de saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Como a maioria das embalagens é lavável, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. O que o agricultor deve fazer após usar as embalagens? O agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, considera. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados