BOM JESUS: Projeto Escola no Campo completa 10 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Projeto Escola no Campo, realizado pela Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, em parceria com a Syngenta, encerrou sua décima etapa em 2007, no dia 14 de novembro, com uma bonita e bem organizada solenidade. Realizado no Centro de Eventos da Bom Jesus, o evento contou com a participação de professores, diretores, autoridades, diretores da Cooperativa, representantes da Syngenta e cerca de 200 alunos de quarta série do ensino fundamental das escolas de Lapa, São Mateus do Sul, Quitandinha, Antônio Olinto e Balsa Nova.
Educação ambiental - O Projeto Escola no Campo é uma ação de educação ambiental e de orientação quanto ao uso correto dos agroquímicos. Começou pelo município de Lapa em 1997 com a participação de 1.331 alunos. Depois veio São Mateus do Sul, em seguida Antônio Olinto, Quitandinha e Balsa Nova, chegando a 2.525 em 2007 e fechando os 10 anos de sua realização com 19 mil crianças orientadas, tornando-se um dos maiores projetos do gênero no País, premiado no Brasil e exterior.
Sucesso - O diretor presidente da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, atribuiu o sucesso do Projeto ao empenho das professoras. Ele ressaltou ainda o grande alcance social e de conscientização ambiental da ação. "A iniciativa, que tem o apoio das prefeituras municipais, está voltada para à sustentabilidade e à perpetuação da vida humana ameaçada pela dregradação do meio ambiente", disse.
Multiplicando informações - Por este motivo, completa Baggio, é importante preparar as crianças para o futuro, já que são elas que terão a responsabilidade de lutar pela preservação ambiental. "Além disso, os alunos são multiplicadores das informações que recebem nas escolas, orientando os pais sobre a importância do uso correto e racional dos agroquímicos e os cuidados ambientais por meio das professoras e do material utilizado em sala de aula", comentou.
Interesse - O coordenador do Projeto Escola no Campo na área da Bom Jesus, Hélio Skiba, anunciou que outros municípios se mostraram interessados em participar da etapa do ano que vem. "Isto significa que o nosso projeto é interessante e atinge plenamente seus objetivos", afirmou. (Com informações Bom Jesus)