AGRO: Projeto Olho D'Água da Cocari ajuda cooperados a recuperar nascentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Desde 2009, por meio do projeto Olho D’água, a Cocari promove a recuperação de nascentes localizadas nas propriedades dos cooperados, proporcionando água limpa, sem riscos de contaminação para o consumo das famílias. Até julho deste ano, 1.209 nascentes foram restauradas e a Cocari espera ampliar ainda mais este número.
Localização - Das nascentes restauradas, 1.166 ficam no Paraná, 40 em Goiás e 3 em Minas Gerais. Além da recuperação das nascentes, o projeto contribui para a conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com os recursos naturais de suas propriedades e promove mudança de comportamento com relação à preservação do meio ambiente.
Benefícios - “É importante que os cooperados de todas as regiões conheçam e usufruam dos benefícios oferecidos pelo projeto Olho D’Água, que são vários: melhor qualidade da água para consumo; aumento da vazão; proteção da nascente contra soterramento, entre outras vantagens”, destaca a assistente ambiental da Cocari, Júlia Batista Gato.
Atividades agrícolas - Vale ressaltar que, ao aumentar a vazão da nascente, o produtor tem a possibilidade de uso da água nas atividades agrícolas, o que contribui para a sustentabilidade das atividades na propriedade. “O cooperado interessado pode procurar a unidade mais próxima para fazer o cadastro de suas minas para restauração”, completa.
Proteção - Júlia destaca ainda que a restauração não tem custo algum para o produtor e o projeto oferece também a manutenção do trabalho na nascente, se necessário. “Para os produtores que possuem nascente na propriedade e utilizam a água para consumo próprio ou em suas atividades, o projeto é ideal, pois garante que o produtor tenha água de qualidade ao mesmo tempo com a consciência de que está preservando um bem tão valioso para o meio ambiente”, pondera.
Parceria - O projeto Olho D’água é desenvolvido em parceria com a empresa Nortox, e conta com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável; do Instituto Água e Terra (IAT); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR); e de prefeituras municipais.
Premiações - A iniciativa de proteção dos mananciais já conquistou várias premiações, como o Troféu Chico Mendes, e motivou a implantação de projetos semelhantes por outras empresas. (Assessoria de Imprensa Cocari)