Galeria de Pressidentes
Galeria de Presidentes
Guntolf Van Kaick
GUNTOLF VAN KAICK, Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas, participou ativamente do movimento cooperativista desde o final da década de 60 e início da década de 70 até os dias atuais. Foi co-fundador da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e da Associação das Cooperativas do Estado do Paraná - Assocep em 1971, ocasião em que foi eleito primeiro presidente da Ocepar, cargo posteriormente exercido por mais três mandatos, completando 11 anos como presidente. Foi em sua gestão que teve início o Programa de Pesquisa, conseguindo transferir para o Paraná recursos de fundos de pesquisa então destinados ao Rio Grande do Sul. Também criou o fundo de garantia contra o granizo nas culturas de trigo e soja, sistema de seguro que só foi extinto por determinação do governo, ao instituir o Proagro. Foi Vice-Presidente da OCB por dois mandatos e presidente da Assocep. Sua experiência e capacidade continuam a serviço do sistema cooperativista até hoje.
Atualmente é Consultor Independente da Ocepar, membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, membro do Conselho Nacional de Proteção a Cultivares do M.A., membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho de Consumidores da Copel, é Vogal da Junta Comercial do Estado do Paraná indicado pela Ocepar. É detentor do Titulo de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, concedido pela Assembléia Legislativa do Paraná.
Benjamin Hammerschmidt
Ex-extensionista da Emater-PR, dedicou sua vida ao cooperativismo. Foi presidente da Cooperativa Mista Bom Jesus, da Lapa e primeiro sucessor de van Kaick. Na Ocepar, Benjamin continuou consolidando o sistema cooperativista, expandiu e fortaleceu o programa de Pesquisa e iniciou as negociações viabilizando o financiamento das obras civis das instalações da entidade em Cascavel e Palotina. Por dois mandatos consecutivos liderou o sistema cooperativista em busca do seu desenvolvimento e de soluções aos seus problemas. Após encerrar sua segunda gestão, assumiu a função de Diretor do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC). Foi presidente da Cooperativa Central Agropecuária - Cocap e da Assocep. É um dos grandes defensores da filosofia cooperativista e recentemente foi homenageado como um dos construtores da Ocepar.
Wilson Thiesen
Thiesen iniciou suas atividades profissionais no Incra, há mais de 30 anos, exatamente na área de cooperativismo, tendo sido um dos construtores da Ocepar. Foi delegado do Ministério da Agricultura no Paraná, funcionário da Cocap, vice-presidente da Confepar e presidente da Assocep. Toda sua vida profissional esteve voltada ao Cooperativismo paranaense, que o elegeu presidente por duas vezes da sua entidade maior. Foi em sua gestão que a Ocepar construiu o Centro de Treinamento em Cascavel e redirecionou o Programa de Pesquisa. Durante seu mandato à frente da Ocepar as cooperativas aprovaram a implantação do Programa de Autogestão das Cooperativas Paranaenses. No início do seu segundo mandato foi eleito presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. Presidiu também a Coperativa de Laticínios de Curitiba - Clac e Cooperativa Central de Alimentos do Paraná - Centralpar. Atualmente é o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná - Sindileite e continua dedicando sua experiência e conhecimentos ao Cooperativismo paranaense.
Ignácio Aloísio Donel
Donel dedicou toda sua vida profissional ao cooperativismo, tendo sido o primeiro gerente da atual cooperativa Cotrefal (antes Sipal) e presidente reeleito por diversas vezes. Sempre foi ardoroso defensor da máxima participação dos cooperados em suas cooperativas. Foi conduzido à presidência da Ocepar para completar o mandato de Thiesen, então eleito presidente da OCB. Donel idealizou e implantou os Núcleos Regionais Cooperativos, de forma a buscar soluções regionais para os problemas relacionados com o desenvolvimento do sistema cooperativista. Na Ocepar, liderou a implantação do Cooperativismo de crédito rural, tendo sido presidente da Sicredi Paraná.
Dick Carlos de Geus
De Geus nasceu em Carambeí, comunidade que pratica o cooperativismo há mais de 75 anos. Trouxe para a Ocepar o ideal da integração e da realização das parcerias estratégicas, tendo dado início às discussões para elaboração do Plano Paraná Cooperativo. Incentivou a profissionalização e inserção das cooperativas no processo de modernidade que o mundo atual exige. Consolidou a atuação dos Núcleos Cooperativos, proporcionando a discussão de grandes temas, como o Planejamento, e transformou o Departamento de Pesquisa da Ocepar numa cooperativa central, a Coodetec. Defendeu com firmeza, em inúmeras viagens que fez a Brasília, e em parceria com a Frente Parlamentar da Agricultura, a solução pela securitização. De Geus presidiu também as cooperativas Batavo e CCLPL, foi vice-presidente da OCB e atualmente preside a Batávia.
João Paulo Koslovski
Koslovski é engenheiro agrônomo, formado pela UFPR em 1972. Extensionista da Acarpa, hoje IDR/PR onde atuou como assessor de diversas cooperativas nos anos 1970. Em 1976 foi convidado para assumir o cargo de diretor-executivo da Ocepar a convite do então presidente Bejamin Hammerschmidt, cargo este que ocupou por 21 anos. Em 1996 foi eleito presidente da Ocepar, permanecendo no cargo até abril de 2016. Foi um dos idealizadores do Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária - o Recoop -, que refinanciou dívidas das cooperativas num período crítico, através do Prodecoop que permitiu investimentos importantíssimos e, na sequência, na criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop, fundado em junho de 1999, em nível nacional e, em setembro, no Paraná. Defensor da autogestão do sistema cooperativista, em 1987 publicou um livro abordando o tema e que serviu para que o cooperativismo pudesse ter o seu "S" também, com foco no potencial humano, promovendo treinamentos e melhorias de gestão, entre outros projetos. Aposentado, hoje se dedica a escrever sobre o cooperativismo.