Perspectivas de Mercado - Abril.2025

Imagem Destaque
Perspectivas de Mercado | 4ª edição | 05/05/2025

A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulgou, o Informe Panorama, de periodicidade quinzenal contendo múltiplas informações baseadas em fontes de dados oficiais.

O Informe Panorama do Agronegócio tem por objetivo abordar o cenário global, nacional e do agronegócio, apresentando informações conjunturais relacionadas a atividade econômica, taxas de juros, inflação, estimativa de safra, clima ecrédito rural. Já o Informe Panorama de Mercado aborda os preços das commodities, conjuntura da proteína animal e exportações.

Download

Informe Perspectivas de Mercado Mercado

Veja mais

Mercado Internacional | 1ª edição | 29/09/2023

Nesta edição, o Informe de Mercado Internacional aborda sobre "Expansão dos BRICS: Oportunidades e Cenários Comerciais".

Indicadores Econômicos | 08ª edição | 14/02/2022

A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (14/02), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2022, 2023 e 2024. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, no período de um ano. Ele é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período, por exemplo, se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo, por isso ele é um indicador importante para a avaliação do desempenho da economia. A projeção para o PIB do país não variou com relação à projeção da semana passada, ou seja, em 2022 o país deve crescer 0,3%, um crescimento inferior ao de  2021. O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. A projeção para o IPCA (inflação) para o ano de 2022 ficou em 5,5 % a.a, acima da projeção da semana passada, ficando acima dos limites da meta estabelecida pelo governo. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A projeção para a taxa SELIC aumentou com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2022 em 12,25% a.a. A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, ela expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países. A projeção para a taxa de CÂMBIO diminui com relação à projeção da semana passada, devendo encerrar o ano de 2022 em R$ 5,58 / dólar. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no Boletim Focus de 11 de fevereiro de 2022 - Bacen.

Indicadores Econômicos | 49ª edição | 04/12/2023

A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2023. Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central. O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.

Agrícola | 07ª edição | 09/10/2025

O Informe Agrícola nº 07, de setembro de 2025, elaborado pela OCEPAR, apresenta o panorama da safra 2024/2025 no Brasil e no Paraná. A produção nacional está estimada em 350,2 milhões de toneladas, com destaque para milho e soja, que devem crescer 20,9% e 13,3%, respectivamente. No Paraná, o milho 1ª safra deve aumentar 18%, a soja 14% e o trigo 8%, mesmo com redução de área. Os preços médios em agosto caíram para soja e trigo, e subiram 1% para o milho. O clima trouxe desafios, com chuvas abaixo da média, geadas em setembro e seca localizada. Há previsão de La Niña até o verão, o que pode impactar o desenvolvimento das culturas. A umidade do solo está elevada, favorecendo o início da safra 2025/2026, que já apresenta crescimento na área plantada e boas condições de cultivo, mas exige atenção ao manejo diante dos riscos climáticos.