IE - nº 30 - Expectativas de Mercado - outubro.2022
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (03/10), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2022.
Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central.
O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado.
Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
Download
Veja mais
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2023. Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central. O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
O Informe de Mercado Internacional, realizado pela coordenação de Economia e Mercado, tem como objetivo principal oferecer uma análise estratégica e informativa sobre o comércio exterior, abordando temas como a balança comercial brasileira, perfis de países parceiros e atualizações políticas e econômicas que geram mudanças em todo o âmbito nacional e internacional. Com este informe espera-se apoiar o cooperativismo com dados confiáveis e identificar oportunidades e desafios que possam influenciar a atuação das cooperativas.
Nesta edição, o Informe de Mercado Internacional aborda as tendências e oportunidades de mercado no Sudeste Asiático: Tailândia, Singapura e Indonésia.
Nessa edição o Informe destaca: 1. Save The Date: Fórum Jurídico, Saúde e Segurança do Trabalho e Recursos Humanos 2. Consulta pública sobre a regulamentação das cooperativas de seguro 3. Cooperativas paranaenses e Ocepar participaram do V Seminário Jurídico da OCB 4. CCJ aprova regulamentação da reforma tributária e PLP 108 vai a Plenário 5. Programa Regulariza Paraná: Governo do Estado propõe projeto para regularização de débitos de ICMS 6. Súmula do CARF condiciona aproveitamento de créditos extemporâneos de PIS/Pasep e Cofins à retificação da DCTF 7. Audiência Pública debateu a cobrança pelo uso de sistemas da Reforma Tributária 8. Receita do Paraná atualiza valores mínimos para cálculo do ICMS na pecuária