IE - nº 15 - Expectativas de mercado - abril.2022
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (28/03), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2022.
Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central.
O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado.
Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
Download
Veja mais
Nessa edição o Informe destaca: 1. Como foram os eventos promovidos pelo Sistema Ocepar em Maringá 2. Ocepar promove evento jurídico sobre a atuação das cooperativas em ano eleitoral 3. Convite: O Produtor Rural na Reforma Tributária e os Reflexos para as Cooperativas 4. Governo do Paraná publica Lei que institui o Programa Regulariza Paraná 5. Comitê Gestor do IBS lança cartilha orientativa para a emissão da NF-e 6. CGIBS inicia seleção de empresas para o Projeto Piloto de apuração do IBS 7. STF suspende julgamento da ADI 7.633, sobre a desoneração da folha de pagamento 8. STJ: Operadoras não são obrigadas a incluir barriga solidária em plano de saúde 9. Governo sanciona a lei que reajusta tabela do IR e amplia faixa de isenção 10. Nota técnica da NFe corrige regras de validação 11. Coamo e Credicoamo promovem reestruturação nos departamentos jurídicos 12. Ocepar convida as cooperativas paranaenses para participar do Informe Jurídico
O Informe Agrícola nº 07, de setembro de 2025, elaborado pela OCEPAR, apresenta o panorama da safra 2024/2025 no Brasil e no Paraná. A produção nacional está estimada em 350,2 milhões de toneladas, com destaque para milho e soja, que devem crescer 20,9% e 13,3%, respectivamente. No Paraná, o milho 1ª safra deve aumentar 18%, a soja 14% e o trigo 8%, mesmo com redução de área. Os preços médios em agosto caíram para soja e trigo, e subiram 1% para o milho. O clima trouxe desafios, com chuvas abaixo da média, geadas em setembro e seca localizada. Há previsão de La Niña até o verão, o que pode impactar o desenvolvimento das culturas. A umidade do solo está elevada, favorecendo o início da safra 2025/2026, que já apresenta crescimento na área plantada e boas condições de cultivo, mas exige atenção ao manejo diante dos riscos climáticos.
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2023. Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central. O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (29/06), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2020. A expectativa para o PIB do Brasil em 2020 sofreu redução de -8,84 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 2,30% a.a. Desta forma, a expectativa é a de que o PIB encerre o ano de 2020 em -6,54% a.a. A expectativa para a inflação (IPCA) sofreu redução de 1,95 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 3,58% a.a. Assim, a projeção é a de que o IPCA encerre o ano de 2020 em 1,63% a.a. A expectativa para a taxa Selic em 2020 sofreu redução de 2,50 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 4,50% a.a. Desta forma, a expectativa é a de que a taxa Selic encerre o ano de 2020 em 2,00% a.a. A expectativa para a taxa de câmbio em 2020 sofreu um aumento de 0,70 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 4,50 R$/dólar. Desta forma, a expectativa é a de que a taxa de câmbio encerre o ano de 2020 em 5,20 R$/dólar. Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central. O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.