IE - nº 05 - Mensal - janeiro.2021
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (08/02), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2021.
A expectativa para o PIB do Brasil em 2021 sofreu aumento de 0,91 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 3,41% a.a. Desta forma, a expectativa é a de que o PIB encerre o ano de 2021 em 3,50% a.a.
A expectativa para a inflação (IPCA) sofreu aumento de 0,19 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 3,34% a.a. Assim, a projeção é a de que o IPCA encerre o ano de 2021 em 3,53% a.a.
A expectativa para a taxa Selic em 2021 sofreu aumento de 0,25 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 3,25% a.a. Desta forma, a expectativa é a de que a taxa Selic encerre o ano de 2021 em 3,50% a.a.
A expectativa para a taxa de câmbio em 2021 sofreu um aumento de 0,01 pontos percentuais com relação à primeira projeção do ano 5,00 R$/dólar. Desta forma, a expectativa é a de que a taxa de câmbio encerre o ano de 2021 em 5,01 R$/dólar.
Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central.
O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado.
Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
Download
Veja mais
O Informe Pecuário tem por objetivo apresentar os principais dados e informações de mercado ligados a produção pecuária, com destaque para a avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. Esta análise reúne dados de importantes fontes de referência como: SEAB/Deral, Embrapa, IBGE, CEPEA entre outras. O monitoramento de preços e de outros indicadores é uma importante ferramenta para auxiliar no entendimento da evolução do mercado, permitindo prever e traçar estratégias futuras. O informe é apresentado em forma de tabelas e gráficos, que buscam deixar a análise do resultado mais atrativa, principalmente ao mostrar o comportamento do indicador ao longo do tempo de avaliação. Informe elaborado pela GETEC/Ocepar com base em dados do mercado.
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (02/09), mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2019, 2020 e 2021. Uma análise detalhada está disponível no documento em anexo. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no Boletim Focus de 30 de agosto de 2019 - Bacen.
A Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira mais uma edição do Informe Expectativas de Mercado mensal contendo o histórico das projeções macroeconômicas para o Brasil, com base nas informações do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com instituições financeiras sobre as projeções relativas à economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), taxa Selic e câmbio para 2024. Lembramos que o Boletim Focus é uma publicação do Banco Central do Brasil, que traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central. O presente informe da Ocepar apresenta um histórico destas projeções semanais com a finalidade de observação do comportamento dos indicadores ao longo do ano, que variam semanalmente conforme as previsões do mercado. Informe elaborado pela GETEC - Ocepar e indica o histórico das projeções macroeconômicas, por data publicada no Boletim Focus do Banco Central.
O Informe Agrícola nº 07, de setembro de 2025, elaborado pela OCEPAR, apresenta o panorama da safra 2024/2025 no Brasil e no Paraná. A produção nacional está estimada em 350,2 milhões de toneladas, com destaque para milho e soja, que devem crescer 20,9% e 13,3%, respectivamente. No Paraná, o milho 1ª safra deve aumentar 18%, a soja 14% e o trigo 8%, mesmo com redução de área. Os preços médios em agosto caíram para soja e trigo, e subiram 1% para o milho. O clima trouxe desafios, com chuvas abaixo da média, geadas em setembro e seca localizada. Há previsão de La Niña até o verão, o que pode impactar o desenvolvimento das culturas. A umidade do solo está elevada, favorecendo o início da safra 2025/2026, que já apresenta crescimento na área plantada e boas condições de cultivo, mas exige atenção ao manejo diante dos riscos climáticos.