VISITA: Cooperativistas italianos visitam Ocesp

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O conselho diretor da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) recebeu nesta quarta-feira (18/7) a visita de três cooperativistas da Legacoop, organização que reúne cooperativas de diversos segmentos na Itália. Fizeram parte do grupo Giorgio Bertinelli, vice-presidente da organização, Stefania Marcone, responsável pelas relações internacionais, e Simone Mattioli, presidente da Legacoop Marche, nome de uma região da Itália. Nesta quinta-feira (19/7), a comitiva italiana participou de um seminário sobre economia solidária e cooperativas sociais, em Santo André (SP), organizado em conjunto pela Legacoopsociali e organizações ligadas à economia solidária no Brasil. Bertinelli, que está pela primeira vez no Brasil, contou que há 15 mil cooperativas na Itália, que reúnem 7 milhões de sócios e empregam 400 mil trabalhadores.

Segmentos diferentes - Assim como no Brasil, os empreendimentos cooperativos italianos atuam em diversos segmentos da economia, como consumo, produção e trabalho, transportes, habitação, seguros, pesca, turismo, mídia e cooperativas sociais. "Entre os 100 maiores grupos empresarias da Itália, 30 são cooperativas. A 3ª maior companhia de seguros do país também é uma cooperativa", exemplifica Bertinelli.
Além de cuidar das relações internacionais da organização italiana, Stefania também é presidente do Comitê de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e atuou na diretoria executiva do órgão cooperativista ao lado de Américo Utumi, que permanece na diretoria. (Ocesp)

Conteúdos Relacionados