SOJA: Colheita começa nesta semana no país
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) prevê que nesta semana começa a colheita de soja no país, puxada pelo Estado de Mato Grosso, o maior produtor nacional do grão. Já para o Paraná, a previsão é de início dos trabalhos em quinze dias. De acordo com boletim divulgado pelo Cepea, deve haver redução de produtividade do grão em algumas regiões do Centro-Oeste, do Sudeste e em praticamente todas as regiões agrícolas importantes do Sul por conta da falta de chuvas na segunda quinzena de novembro e em boa parte de dezembro. A estiagem também afeta a soja na Argentina, cujos trabalhos de cultivo estão praticamente suspensos, segundo o Cepea.
Mercado interno - No mercado brasileiro, as negociações de soja e derivados estão lentas neste fim de ano. As negociações têm sido registradas apenas em pequenos lotes no interior do país, segundo boletim do Cepea.
Preço médio - Na última sexta-feira (23/12), o indicador Cepea/Esalq para o preço médio ponderado das regiões paranaenses fechou em ligeira baixa de 0,5% a R$ 45,64 a saca. No porto de Paranaguá, devido à baixa liquidez, o indicador Esalq/BM&FBovespa, que representa a cotação média da soja posta em armazém desse porto, tem sido frequentemente arbitrado a R$ 47,50 a saca desde o dia 16 de dezembro. (Valor Econômico)