Sistema Ocepar promove debate sobre eleições municipais com candidatos a vereador
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar promoveu, na manhã desta sexta-feira (27/09), em Curitiba, um evento dentro do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, com o propósito de debater as eleições municipais de 2024. O encontro contou com a presença de candidatos ao cargo de vereador na capital paranaense que, voluntariamente, buscaram a entidade por conhecer o modelo das cooperativas e assumir o compromisso de defender o cooperativismo durante o mandato, caso eleitos. Foi uma oportunidade de discutir propostas e conhecer a relação dos candidatos com o setor cooperativista.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que, em 2018, a entidade deu início ao Programa de Educação Política, como uma das ações do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense da época. “Qual é o nosso propósito com essa iniciativa? Conscientizar o nosso público cooperativista que política é algo superimportante. Não podemos deixá-la em segundo plano porque são as políticas públicas que direcionam o desenvolvimento das pessoas, das instituições, dos municípios, dos estados e do país”, ressaltou. “E o único jeito de participar desse processo é exercer o voto e escolher candidatos que melhor nos representem, independente do partido. Não nos cabe pedir voto para ninguém e, sim, trazer os candidatos para que eles possam apresentar as suas propostas, especialmente em temas relacionados ao cooperativismo”, acrescentou.
Na sequência, a coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, forneceu mais detalhes sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, que tem como premissas o suprapartidarismo, o respeito aos princípios democráticos, candidatos compromissados com o cooperativismo e a defesa da pauta institucional do setor. Sobre as eleições municipais, ela lembrou que nos 399 municípios paranaenses são 8,6 milhões de eleitores, 1.139 candidatos a prefeito e 31.711 candidatos a vereador. Em relação a Curitiba, ressaltou que a cidade possui 75 bairros, divididos em 10 regionais, com 1,8 milhões de eleitores, 10 candidatos a prefeito e 752 candidatos a vereador.
Temas prioritários
Daniely destacou ainda que, em âmbito municipal, os temas prioritários do cooperativismo paranaense estabelecidos por meio do Programa de Educação Política são: gestão de recursos por cooperativas de crédito; parcerias público-privadas em saúde; aquisição de produtos e serviços de cooperativas; participação de cooperativas em licitações; o entendimento do cooperativismo como instrumento de inclusão no mercado de trabalho; a presença do setor em espaços de representação, a promoção da cultura e imagem do cooperativismo, além da simplificação do ambiente de negócios e a redução de custos.
Durante o evento, os candidatos a vereador em Curitiba tiveram 20 minutos cada um para falar sobre suas propostas e 10 minutos para esclarecer dúvidas dos participantes. O debate foi mediado pelo presidente do Sistema Ocepar.
Presenças
Estiveram presentes o ex-governador Orlando Pessuti, o ex-deputado federal, Aberlardo Lupion, o deputado federal Pedro Lupion e lideranças de cooperativas de diferentes ramos com atuação em Curitiba.
FOTOS: Júlia Duda