COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperativismo 16 04-2021 Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.

Destaques da semana - O boletim desta semana destaca a sanção da nova Lei de Licitações e o seu impacto para o cooperativismo. Após longos anos de trabalho intenso da Frencoop e da OCB, as coops terão mais oportunidades nos processos licitatórios. Além disso, nas notícias há o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo - que conta diversos projetos importantes para o setor, entre eles o de licitação e a modernização da LC 130 - além dos melhores momentos da live Brasil no Prêmio Nobel da Paz.

 

Análise Política - A análise desta edição trata sobre as principais conquistas do cooperativismo na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Antes da sanção, a OCB e a Frencoop estiveram mobilizadas para aprimorar o texto, que inicialmente proibia cooperativas de participarem de licitações. Como resultado, a nova legislação não só permite, como impede a proibição da participação de cooperativas nos processos licitatórios, trazendo segurança jurídica ao setor. Confira os bastidores dessa atuação e os principais pontos da legislação para o cooperativismo!

 

Acesse a Análise Política

 

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores!

 

Nobel da Paz: Sistema OCB reforça indicação de Alysson Paolinelli - O Brasil pode receber, neste ano, o seu primeiro Prêmio Nobel da Paz. O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli foi indicado pelo seu papel de estimular o desenvolvimento à pesquisa científica aplicada ao campo e, assim, possibilitar os grandes saltos nos indicadores na agricultura brasileira, o que fez com que o país se tornasse um dos maiores agentes de segurança alimentar do mundo.

Saiba mais!

 

Crédito: modernização de lei é fundamental para o crescimento econômico - Aprovada há mais de dez anos no Congresso Nacional, a regulamentação da Lei Complementar 130 (LC 130/2009) foi um marco para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil. Com as evoluções tecnológicas e de interação registradas desde então, no entanto, a norma precisa de ajustes para atualizar pontos importantes e garantir maior segurança jurídica ao sistema.

Saiba mais!

 

OCB lançará agenda para os Três Poderes - A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está finalizando os preparativos para o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo – 2021, que apresenta as prioridades das coops no âmbito dos Três Poderes.

Saiba mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Conteúdos Relacionados