COODETEC: Sojicultores do Oeste do PR superam média estadual de produção
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A safra de soja 2010/2011 está chamando a atenção pelos números. Na comparação com a safra anterior, houve um acréscimo de 125,6 hectares na produção do grão em todo o Paraná. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os sojicultores paranaenses devem colher, até o fim da safra, mais de 14 milhões de toneladas, número 0,5% maior que o produzido em 2009/10.
Produtividade - Segundo dados da Conab, em média, o agricultor do Paraná está colhendo 123,7 sacas por alqueire (51 sacas/ha). Quem plantou Coodetec está bem acima dessa média. Em Corbélia, o produtor Jocelito Durigon, fez o plantio de diversas cultivares e, entre elas, estava a CD 250RR. Foram 170 sacas de soja por alqueire (70 sacas/ha). "O resultado da cultivar CD ficou entre os melhores. Planta de porte médio-alto, não acamou, apresenta sanidade, ciclo bom e vagens com quatro grãos. Vou aumentar a área na próxima safra", informou.
Aumento de área - Outro produtor de Corbélia que pretende aumentar a área da CD 250RR é Fabio Dalla Costa. Seu rendimento médio foi de 150 sacas por alqueire (61 sacas/ha). "Colhi sem dessecar, com 13% de umidade. Eram grãos perfeitos, sadios e sem desconto por ardidos. Foi uma boa produção, mesmo com 15 dias de chuva", explicou. Costa ainda informou que irá antecipar o plantio para setembro. Nesta safra o produtor plantou outubro.
Resultados positivos, mesmo com chuva - Em Cascavel, no distrito de Sede Alvorada, os sojicultores Jurandir Lamb e Valdir Kreve também registraram bons números com o plantio da cultivar CD 250RR. Lamb teve produção de 167 sacas por alqueire (69 sacas/ha). Ele realizou o plantio no dia 13 de outubro do ano passado e colheu no dia 28 de fevereiro. "Se não fosse a chuva, eu teria colhido 14 dias antes e acredito que a produtividade seria ainda maior. Eu tinha seis materiais na lavoura e a semente CD foi a que apresentou um dos melhores resultados. Eu recomendo e vou plantar novamente, pois o material é precoce e apresenta boa produtividade."
CD 250 RR - A lavoura de CD 250RR de Valdir Kreve alcançou produção de 151 sacas por alqueire (62 sacas/ha). "Choveu muito, principalmente no fim da colheita e, mesmo assim, foi uma boa safra. Gostei bastante do resultado e vou continuar com essa variedade, que possui sanidade, resistência a nematoide de galha, desenvolvimento bom e rápido", argumentou. Kreve afirma que planta Coodetec porque confia nas sementes. "A Cooperativa de Pesquisa é nossa. Sou associado Coopavel e Coamo e a Coodetec está muito próxima de nós, produtores. Tem o que a gente precisa e sempre nos atende." (Imprensa Coodetec)