COODETEC: Cooperativa apresenta CD 202, agora com o gene RR, em Maracaju
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O agricultor de Amambaí/MS, Adilson Peixoto Costa, ficou muito feliz ao saber que a Coodetec terá, já na próxima safra, a versão RR da cultivar CD 202. "Essa foi a soja que mais colhi na minha lavoura e que permaneceu na lembrança, depois que veio a soja transgênica." A CD 202 com o gene Roundup Ready® foi um dos lançamentos da Coodetec apresentados durante o Showtec 2012, de 25 a 27 de janeiro, em Maracaju/MS. "Assim que eu voltar para minha cidade, já vou reservar sementes", disse o agricultor. O produtor de Caarapó/MS, Adriano de Pelegrin, fará o mesmo. "Eu também tive ótimos resultados no passado com essa cultivar e, agora, com a facilidade no manejo de plantas daninhas, vou voltar a plantar e ampliar os resultados." Pelegrini ainda destacou que a Coodetec deveria ter lançado antes essa cultivar. "A 202 faz muita falta no resultado final de muitos produtores."
A mais plantada - O imbatível potencial produtivo, a precocidade, o plantio antecipado, visando o cultivo do milho safrinha, e, principalmente, a estabilidade sem igual fizeram da CD 202 a cultivar mais plantada no Brasil e Paraguai. Conforme o gerente comercial Sul, Marcelo da Costa Rodrigues, a versão RR vem com as mesmas características, inclusive resistência ao nematóide de galha Meloidogyne incognita. "A indicação é para solos de média e alta fertilidade." Além das demais cultivares adaptadas para o MS, a Coodetec apresentou a CD 2630RR, lançamento para a safra 2012. Essa foi a que mais chamou a atenção do produtor Gerson Maron, de Dourados/MS. "A CD 2630RR tem um visual muito bonito, é precoce, indeterminada e, além disso, permite a antecipação de semeadura. Com certeza estará na minha lavoura, na próxima safra."
Milho - Para quem produz milho, a Cooperativa demonstrou o potencial produtivo de seus híbridos, tanto para grão, quanto para silagem. Entre os destaques, o híbrido CD 384Hx. Os produtores que passaram pelo estande da Coodetec ainda tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica da Cooperativa.
Showtec - O Showtec é a maior feira de pesquisas do Estado. No espaço, de dezoito hectares, foram apresentadas novidades e alternativas para o setor produtivo. Entre maquinários e implementos agrícolas, os avanços tecnológicos mais procurados foram as variedades de soja e milho. Cerca de 8 mil pessoas visitaram a feira nos três dias.
Intacta RR2 Pro - A Coodetec também esteve presente, juntamente com a Monsanto, na demonstração da tecnologia Intacta RR2 Pro, que além da tolerância ao glifosato, confere resistência às principais lagartas da soja. A Intacta está aprovada no Brasil, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Falta apenas a aprovação nos países compradores de soja, como a China e a União Européia, para iniciar a comercialização. Quando isso ocorrer, a Coodetec também lançará cultivares Intacta RR2 Pro.
O produtor de Rio Brilhante/MS, Evandro Barbosa, um dos 500 brasileiros eleito para conhecer a tecnologia, fez uma palestra no estande da Intacta. O plantio ocorreu há quatro meses e ele já percebeu algumas diferenças. "A lavoura está limpa, a quantidade de resíduos no solo é zero, o uso de maquinário também é menor. Consequentemente, teremos um custo operacional menor, além de um aumento da produtividade", afirma o produtor. (Imprensa Coodetec)