CONDECORAÇÃO: Koslovski recebe Cruz do Cavaleiro da Polônia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Consulado Geral da Polônia realizou, na noite de segunda-feira (16/01), na Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, em Curitiba, a entrega da Cruz do Cavaleiro da Ordem do Mérito da República da Polônia. A condecoração, destinada a pessoas que prestam relevantes serviços ao desenvolvimento das relações entre a Polônia e o Brasil, foi entregue ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ao presidente do Sistema Fecomércio-PR, Darci Piana, e ao padre Lourenço Biernaski.

Cerimônia - A cerimônia contou com as presenças do embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, dos cônsules Dorota Joanna Barys e Marek Makowski, do secretário estadual da indústria e comércio, Ricardo Barros, e demais autoridades municipais e estaduais. Acompanharam a solenidade cerca de 300 convidados, representantes de inúmeras organizações polonesas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, artistas, poloneses e descendentes que vivem no estado. "Sinto-me honrado em receber essa importante condecoração, e a divido com todos os poloneses e descendentes que foram acolhidos pelo Paraná, em especial a todos aqueles que são também cooperativistas, atundo juntos às cooperativas paranaenses", disse Koslovski.

Troca de comando - Durante a cerimônia, a cônsul-geral da República da Polônia para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Dorota Joanna Barys, transmitiu seu cargo a Marek Makowski. Há quatro anos no comando do consulado, Dorota dedicou-se aos trabalhos de cultura e da promoção da Polônia nas comunidades paranaense, catarinense e gaúcha. "Foram trabalhos em âmbito empresarial, turísticos e culturais e, obviamente, em todos esses empenhos, tivemos bons parceiros que muito nos ajudaram, como é o caso do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e da Ocepar, fato este que nos faz homenagear os dois dirigentes dessas instituições, Darci Piana e João Paulo Koslosvki", salientou Dorota.

Parceria - Para o presidente Piana, a homenagem recebida muito lhe orgulha e destaca as quatro missões empresariais realizadas em parceria com o consulado, que proporcionaram a vinda de empresários poloneses e a concretização de negócios. Além disso, lembrou o evento realizado em Irati, em 2009, quando o sistema sob seu comando entregou o troféu de Guerreiro do Comércio Polonês a 20 empresários, no aniversário de 140 anos da imigração polonesa no Brasil.

Ocepar - O presidente Koslovski ressaltou que a Ocepar participou ativamente de atividades culturais e, também, na vinda de empresários poloneses ao Brasil, em missões empresariais. "Estreitamos o relacionamento entre essas instituições e isso fez com que gentilmente recebêssemos essa homenagem do consulado. Esse é um reconhecido para o cooperativismo do Paraná", enfatizou.

Padre Lourenço - O padre Lourenço Biernaski, outro homenageado, foi responsável, durante décadas, pelo cuidado com os arquivos, documentos e acervo dos primeiros poloneses que chegaram ao Brasil.

Embaixador - Para o embaixador da República da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisiekewski, a missão de Dorota foi concluída com excelência, competência e primazia em Curitiba e Makowski, seu sucessor, já tem conhecimento e experiência no trabalho de cônsul, que já desempenhou em Curitiba. Makowski enfatizou que vai continuar o trabalho desenvolvido por Dorota e que as parcerias são fundamentais e serão fortalecidas. (Com informações Assessoria de Imprensa Fecomércio-PR).

Conteúdos Relacionados